Oficinas de xadrez contribuem na aprendizagem

Partidas para crianças e adolescentes fazem parte da agenda comemorativa pelo aniversário do Município

Publicada em 10/04/2017 - Atualizada em 16/10/2024
Dreher e Cidonia trocam experiências sobre a prática do jogo de estratégias - Foto: Karina Moraes/Imprensa PMNH

O jogo de xadrez tem sido introduzido nas escolas como ferramenta de aprendizagem e também para melhorar a autoestima de crianças e adolescentes. De acordo com o professor e instrutor da atividade Breno Dreher, são vários os benefícios aos alunos, como a capacidade de estratégia, tomada de decisões e sociabilização. Ele tem coordenado oficinas de xadrez por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel). A pasta firmou parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed) para uma série de encontros de crianças e adolescentes dentro da programação comemorativa aos 90 anos de Novo Hamburgo.

“Eu ensino xadrez há mais de 20 anos”, comenta Dreher. “E comprovo que as partidas ajudam na agilidade de raciocínio, além de estimularem a memória.” A oficina que ele ministrou na Praça da Juventude, no bairro Santo Afonso, na manhã desta segunda-feira, dia 10, contou com a participação da professora Cidonia Busatta, do Projeto Além do Xeque-Mate, que motivou a interação entre os participantes. “Jogo xadrez desde criança, aprendi com um tio e adoro”, ressaltou Cidonia. “E posso atestar a evolução na qualidade e no ritmo da aprendizagem com a prática.” Para ela, um grande ganho do xadrez é tirar o aluno de sua zona de conforto, já que cada movimento das peças precisa ser pensado com muita concentração e exige planejamento.

As duas próximas oficinas de xadrez para crianças e adolescentes, dentro da agenda de aniversário do Município, ocorrem nos próximos dias 17 (segunda-feira), no Ginásio Municipal Agostinho Cavasotto, do bairro Rincão, e 25 de abril (terça-feira), na Praça CEU, do Boa Saúde, sempre às 9 horas. Não é necessário inscrição e os interessados sequer precisam levar material.

Galeria da notícia