Ocupação do Teatro: cultura para a comunidade
Foi divulgado na sexta-feira, 2 de setembro, os 20 projetos selecionados para o Concurso de Ocupação Cultural do Teatro Paschoal Carlos Magno. As intervenções selecionadas poderão se apresentar no teatro em domingos, em horário vespertino, sempre às 18 horas, e receberão subsídio de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para a produção do evento. Desse valor, 10% deverá ser destinado à divulgação do espetáculo. A produção dos projetos selecionados poderá cobrar ingresso para o evento em preço popular de até R$10,00 (dez reais). A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (SECULT) e do Fundo Municipal de Cultura (FUNCULTURA).
Uma reunião entre os proponentes selecionados aconteceu na manhã de segunda-feira, 5 de setembro, na sala 31 do Centro de Cultura, onde as datas de apresentação foram distribuídas e dúvidas puderam ser esclarecidas. Dos 20 projetos selecionados, nove mandaram representantes. Os presentes puderam entrar em acordo sobre a data de preferência para ocupar o Teatro. Já as outras datas foram sorteadas na presença de todos pela mediação do secretário de Cultura, Carlos Mosmann. Os dias dos eventos já estão estabelecidos, mas os proponentes que não estiveram no local têm até sexta-feira, 9 de setembro, para, caso queiram trocar entre si, informar a SECULT sobre qualquer alteração nos dias de espetáculo.
Mosmann destacou que o processo buscou facilitar e ser justo a todos os espetáculos selecionados. “Todos os momentos do concurso foram feitos de maneira mais transparente possível, inclusive a divisão das datas. Priorizamos quem esteve presente na reunião para escolha das datas, mas os demais têm a possibilidade de trocar uns com os outros, caso queiram”, afirmou. Ao todo, 61 espetáculos foram inscritos. A lista completa com a ordem geral dos projetos habilitados e a lista com as datas previstas de cada espetáculo podem ser conferidas em “editais abertos”, no site da FUNCULTURA: funcultura.novohamburgo.rs.gov.br.
Participantes aprovaram
O gestor cultural João Marcelo Schneider, 19, e o artista João Pedro Alves, 19, foram selecionados com o espetáculo Mamma Mia, uma adaptação do musical com sucessos da banda sueca Abba. Os parceiros também destacaram a clareza do edital. “Achamos o edital bem estruturado e claro, facilitando a participação de toda a comunidade artística, mesmo os que não têm muita experiência com esse tipo de publicação, como nós”, salientou Schneider. “O concurso todo foi bem bacana. Ficamos bastante felizes com o resultado”, completou Alves.
Outro participante contemplado foi Nicolas Nazário, 28, que inscreveu o espetáculo de música Mal do Século Novo. Nazário destacou a importância do edital para Novo Hamburgo. “A iniciativa valoriza a arte das pessoas. É preciso ter cada vez mais projetos como esse, tem muita gente boa na cidade”, ressaltou ele. O ator Juliano Rangel, 35, que atua em três projetos diferentes de teatro aprovados, afirmou que a arte é uma ferramenta de transformação social e que espera que programas voltados à cultura sejam cada vez mais frequentes na região. “Estou muito animado de poder me apresentar em casa e orgulhoso por ver a fomentação cultural no município”, declarou.
Confira a lista de selecionados:
01) O Ouro de Cada Um – Luis Fernando Tepasse
02) Todos Por Uma Coisa Só – Márcio Fülber
03) O Amor Não é Lindo – William Viegas
04) Grupo Musical Canto Negro – Maria Ester Martins do Nascimento
05) As Cinco Pontas de Uma Estrela Torta – Produções Fülber
06) Mama Mia – Mateus Ubatuba Ferreira
07) Uma História de Amor – Maria Paula Corrêa da Silva
08) Show Conjunto Linhares – Fernando Arrienti
09) Mal de Século Novo – Nicolas Nazário dos Santos
10) Yeva – Fernanda Korndorfer Fassbinder
11) O Maior Menor Espetáculo Desta Face da Terra – Reinaldo Tomé Rodrigues
12) Trocando as Patas – Cíntia Taís Orth
13) Vanda e Reginaldo em “O Reencontro” – Cia Teatro Entrelinhas Ltda
14) Noite Festival de Coros – Andréa Bittencourt Heitner
15) Sotom Blues, Novo Hamburgo – Matheus Miguel de Moraes
16) O Circo Chegou El Grand Scaramouche – João Pedro Mello Decarli
17) Livre – Pedro Schneider
18) De Chiquinha a Chico: Chorando, Cantando e Contando – Hoffmann Treinamento Profissional Ltda
19) Noia Festival – União dos Estudantes de Novo Hamburgo
20) O Circo Vai ao Teatro – Assoc. Pintando o 7