Obras de revitalização estão entregues à comunidade

Obras de revitalização estão entregues à comunidade

Publicado em 11/11/2019 - Editado em 13/11/2019
Vanderléia Radaelli, especialista em competitividade, tecnologia e inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), recebeu da prefeita Fátima Daudt uma placa de reconhecimento durante o evento que marcou a inauguração das obras de revitalização da área central
Crédito
Pedro H. Tesch

Em clima de festa e muita emoção a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, entregou na sexta-feira, 8, as obras do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI) à comunidade. Em uma solenidade na Casa das Artes, que contou com a presença de representantes do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), autoridades federais, estaduais e municipais, além de empresários e convidados de toda região, foram apresentados os resultados dos 18 meses de obras e projetos que deixaram o Centro da cidade com uma cara nova, prepararam centenas de jovens para o mercado de trabalho e garantiram a reforma de prédios que abrigarão novas empresas.

“Entregamos hoje o resultado de um belo trabalho em equipe de todos os envolvidos, seja de secretários, funcionários públicos, cargos de confiança, terceirizados, lojistas e da comunidade que acompanhou conosco cada passo dessa transformação. Novo Hamburgo precisava dessa mudança. Precisava retomar a sensação de pertencimento”, disse ela, lembrando cada um dos componentes do PDMI - Revitalização Urbana, Prevenção à Violência e Desenvolvimento Econômico. E anunciou: “Vamos seguir com os projetos, pois já institucionalizamos as oficinas”.

Para a especialista em Competitividade, Tecnologia e Inovação do BID, Vanderléia Radaelli, o grande diferencial desta obra foi a disposição para o trabalho em equipe. “Já passei por muitas cidades deste Brasil e quase todas neste Estado. E Novo Hamburgo conseguiu desmistificar o estereótipo do funcionário público. Conseguiu mostrar a eficiência das equipes que são técnicas, comprometidas e que se sentiram parte do projeto. Estão todos de parabéns”, disse ela, que acompanhou a apresentação da Orquestra Jovem dos alunos da rede municipal e o trabalho dos estudantes do audiovisual que apresentaram um vídeo com imagens da própria cerimônia.

O resultado do PDMI também foi elogiado pelo deputado federal Lucas Redecker que destacou a coragem da prefeita Fátima em assumir uma obra dessa dimensão e ter cumprido o compromisso dentro do tempo proposto. “Que este exemplo seja seguido por muitos municípios e que Novo Hamburgo continue neste caminho de desenvolvimento e qualidade de vida à população.” Para o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Luis Augusto Lara, a capacidade de liderança e foco em resultado foi o destaque da obra em todos os sentidos. “A superação da crise se faz com gestão qualificada. Parabéns Novo Hamburgo pela transformação que começa a ser implantada na cidade.”

Antes da solenidade uma comitiva do BID percorreu os principais pontos do projeto, entre eles, Parcão, Lomba Grande, Centro de Inovação Tecnológica (CIT), Praça do Imigrante e Calçadão Osvaldo Cruz. Após a cerimônia na Casa das Artes os convidados foram recepcionados com um coquetel servido pelos garçons das oficinas laborais do componente Prevenção à Violência.

Galeria da notícia