Obras de reconstrução de pontes avançam no bairro Canudos

As obras de reconstrução de pontes e travessias sobre o Arroio Pampa no bairro Canudos avançam. As antigas pontes de madeiras estão sendo substituídas por uma estrutura de concreto. A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU), atua em três frentes de trabalho para construir as pontes da Rua Heron Domingues, da travessia de pedestres da Rua Ângelo Provenzano, e da ponte da Rua Danilo de Oliveira.
A obra da ponte da Rua Heron Domingues já recebeu o estaqueamento e está na fase de concretagem das sapatas. Depois disso, será feito o levantamento das alas, para que em seguida, possam ser colocadas as estruturas pré-moldadas em concreto protendido. Quando concluída, a ponte terá 14,85 metros de comprimento e 16,15 metros de largura. Além das pistas para veículos, haverá passagens para pedestres nas laterais.
Também foi concluída a fase de estaqueamento da travessia de pedestres da Rua Ângelo Provenzano. Já na obra da ponte da Rua Danilo de Oliveira está sendo realizado o estaqueamento das fundações da nova ponte. De acordo com o secretário da SEMOPSU, Enio Brizola, as obras oferecem melhores condições de mobilidade na região. “Estamos investindo em uma obra que vai garantir maior vazão para as águas do Arroio Pampa, além de substituir as antigas pontes de madeiras por estruturas mais resistentes”, explica.
O aposentado Valdemar Inácio da silva, 70, morador do entorno da Rua Heron Domingues, comemorou as obras no bairro. “Moro aqui há 40 anos. Acredito que finalmente teremos pontes que resistirão as forças das águas. Além disso, os gabiões trouxeram mais tranquilidade para nós moradores, uma vez que permitem um melhor escoamento das águas em dias de chuva”, exaltou.