Obras começam a transformar a Vila Marcírio José Pereira

Publicada em 16/07/2013 - Atualizada em 17/10/2024
Ruas e acessos já receberam pavimentação com blocos de concreto. Ao fundo está sendo construída a estação de tratamento de esgoto. - Foto: Paulo Barcelos
Pensando na qualificação de vilas de Novo Hamburgo, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Habitação (SEHAB), realiza obras de reurbanização e regularização fundiária na Vila Marcírio José Pereira, no bairro Primavera. As melhorias beneficiarão 52 famílias. Ao todo, serão investidos R$ 1.040.257,44, por meio de uma parceria entre os Governos Federal e Municipal. Para o prefeito Luis Lauermann, as melhorias representam mais conforto para os moradores. “Estamos trabalhando no sentido de dar melhores condições de moradia e infraestrutura adequada a comunidade”, disse. Além disso, a renovação transformará a paisagem do local, influenciando positivamente na qualidade de vida e na segurança dos moradores.

Segundo o titular da SEHAB, Gilberto dos Reis, as obras de regularização fundiária têm por objetivo oferecer melhores condições de vida e de moradia, resgatando a dignidade. “Além de construir moradias dignas, as melhorias vão proporcionar mais segurança, infraestrutura adequada e áreas de lazer”, destaca. Atualmente as obras se encontram na fase de início de construção das habitações. Serão construídas 29 novas moradias no local, contemplando as famílias que residem em habitações precárias. Uma praça também garantirá um espaço de convivência e lazer.

O fim da poeira e do barro para chegar em casa

Para a vendedora Silvana Rodrigues da Silva, 31, as obras significam melhores condições de acesso até as casas. Os antigos becos deram espaço a novos acessos, que foram pavimentados com blocos de concreto, e a Rua Marcírio José Pereira recebeu pavimentação asfáltica. “Hoje é mais fácil chegar em casa, o barro é coisa do passado”, exaltou. Quem também comemorou foi a aposentada, Dulce Maria dos Santos, 83. Moradora do local há mais de 15 anos, dona Dulce se emociona ao falar que receberá uma casa nova. “Estou bem feliz, a casa nova terá mais conforto para mim que já sou idosa”, comemorou.

Obras de urbanização e habitação beneficiarão 2.350 famílias

Novo Hamburgo está passando por um processo revolucionário quando o assunto é regularização fundiária e investimentos em moradia digna. Atualmente estão sendo realizadas seis frentes de trabalho em diferentes pontos da cidade. Essas obras beneficiarão 2.350 famílias com melhorias, como nas Vilas Palmeira, no bairro Santo Afonso (835 famílias), Kippling, no bairro Canudos (892 famílias), Getúlio Vargas, também em Canudos (448 famílias), e Martin Pilger, no bairro Vila Nova (123 famílias), além das 52 famílias da Vila Marcírio José Pereira.