Novo Hamburgo vai inaugurar Anexo 1 do Hospital

Com o perfil de atender 100% pacientes do SUS e de jamais fechar suas portas para a população, o Hospital Municipal terá um incremento de 2.296,65 metros quadrados em sua área física, passando para um espaço total de 8.606,68 metros quadrados. “Será uma melhoria significativa e que terá um grande reflexo na comunidade. Antes, parte da obra estava projetada para ser uma área privada, com cozinha e refeitório. O projeto foi alterado e se tornou em uma emergência bem maior e mais moderna que a de hoje”, enfatiza Tarcísio. “E com os novos leitos, tiraremos parte da lotação da atual infraestrutura e teremos mais capacidade de abrigar pacientes”, complementa. Ao todo, foram investidos na obra R$ 5,7 milhões.
A inauguração do Anexo 1 é vista com um grande marco na saúde de Novo Hamburgo, tanto para os trabalhadores como pela comunidade. A técnica em enfermagem Alaíde Gamarra, de 53 anos, passou pelo menos 30 anos de sua vida trabalhando na casa de saúde. Para ela, que conviveu com diversas dificuldades dentro do hospital, ter uma infraestrutura adequada para o trabalho resultará significativamente no aprimoramento dos serviços. “Os pacientes passarão a ter um atendimento muito mais qualificado e com dignidade”, diz. Já a aposentada Bernadete Rohr, voluntária do Grupo de Apoio “Amigos de Mãos Dadas”, sabe das dificuldades enfrentadas por mulheres vítimas de câncer de mama e sabe o que o Anexo 1 trará de benefícios à comunidade. “O novo espaço será muito relevante no atendimento de quem precisa de internação, pois o hospital terá mais capacidade de receber pacientes”, afirma.
Infraestrutura mais adequada para comunidade e trabalhadores
Com a nova emergência, a qualificação do atendimento será o principal ganho. Comparado com a estrutura antiga, o espaço inaugurado é 43% maior, sem contar a área coberta externa. Nesta nova emergência (térreo) estarão dez novos leitos de UTI, outros dez de observação, além de um leito de isolamento e dois leitos de estabilização. Além disso, com os outros 60 novos leitos, a casa de saúde passará a ter 250, desafogando a infraestrutura do espaço antigo. Os novos leitos serão distribuídos nos dois pavimentos acima do térreo, onde fica a nova emergência.
Equipes promoverão visitas guiadas ao novo prédio
Após a cerimônia de inauguração, a comunidade poderá conhecer as dependências do Anexo 1. Visitas guiadas serão feitas pelas equipes do Hospital Municipal a cada 20 minutos, até às 17 horas. Na quinta-feira, dia 31, o novo espaço entrará em operação, a partir das 7 horas. Inicialmente, será feito durante esse dia a acomodação de pacientes que até então se encontram na estrutura antiga, deslocando-os para o Anexo 1. A partir de sexta-feira, dia 1º de junho, que a nova emergência estará aberta para atendimento pleno à população.
O Anexo 1
- Nova emergência e nova UTI no térreo e mais dois andares com 60 leitos
- Mais espaços para internação e atendimento
- 100% climatizado
- Instalações modernas e de acordo com as exigências das normas de saúde
- Espaços adequados para a enfermagem e atendimento
- Móveis novos e projetados conforme as necessidades dos pacientes e do atendimento
- Leitos e rouparias novos
- Sala de descanso para a enfermagem
- Quartos de descanso para médicos plantonistas
Aumento da infraestrutura:
Área antiga do Hospital: 6.310,03 m²
Nova emergência: 759,63 m²
60 leitos: 745,29 m² por andar
Total do Anexo 1: 2.296,65 m²
Total com a ampliação: 8.606,68 m²