Novo Hamburgo e Unisinos firmam convênio para educação

Publicada em 20/04/2011 - Atualizada em 17/10/2024
O Secretário de Educação e Desporto, Alberto Carabajal, o prefeito Tarcísio Zimmermann, o reitor da Unisinos, Padre Marcelo Fernandes de Aquino, e o diretor da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisinos, Alsones Balestrin, participaram da assinatura do convênio. - Foto: Bruna Provenzano
Na tarde de quarta-feira, 20 de abril, o prefeito Tarcísio Zimmermann assinou um convênio de cooperação técnica na área de educação entre o Município e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). O programa é voltado ao desenvolvimento do processo educativo de leitura e produção textual. Em quatro anos, cerca de 100 professores de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino vão participar da capacitação.

Acompanhado do titular da Secretaria de Educação e Desporto (SMED), Alberto Carabajal, o chefe do Executivo hamburguense foi até o gabinete do reitor da Unisinos, Padre Marcelo Fernandes de Aquino, para firmar o compromisso. Durante a reunião, Tarcísio ressaltou o comprometimento da Administração com a qualificação da educação. “Lançamos o Pacto pela Aprendizagem e queremos reduzir pela metade os índices de reprovação no Município. É importante que tenhamos parcerias como esta”, disse o prefeito.

Na primeira etapa do programa, cinco professores da rede municipal participarão de formações teóricas semanalmente na Unisinos para discutir propostas pedagógicas que serão aplicadas junto aos alunos. A partir de agosto, estes profissionais multiplicarão os resultados e experiências com os demais professores da área. Para o titular da SMED, Alberto Carabajal, é fundamental capacitar os profissionais para garantir um ensino de qualidade no Município. “Queremos oferecer toda a estrutura para os nossos profissionais e também capacitá-los para que este trabalho reflita diretamente em sala de aula”, comentou.