Novo Hamburgo realizou 1º Encontro Municipal sobre inclusão no mercado de trabalho

Publicada em 22/10/2015 - Atualizada em 15/10/2024
O coordenador da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência, Darwin Kremer, e o vice-prefeito de Novo Hamburgo, Roque Serpa, estiveram presentes no evento. - Foto: Créditos - Bruna Pacheco

Para fortalecer a inclusão de pessoas no mercado de trabalho, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência (CPPD), promoveu na quinta-feira, 22 de outubro, o 1º Encontro Municipal sobre a Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mundo do Trabalho. O encontro, que aconteceu na Câmara Municipal, contou com a presença de autoridades da Prefeitura e de diversas empresas interessadas. O coordenador do CPPD, Darwin Kremer, falou sobre a importância das ações afirmativas para inserção de pessoas portadoras de deficiência no mercado de trabalho. “Hoje pretendemos trazer uma luz no que vem sendo feito, esclarecer dúvidas das empresas e dos portadores de deficiência”, afirmou Kremer. O vice-prefeito de Novo Hamburgo, Roque Serpa, também estava presente no evento, e lembrou os presentes da relevância do tema. “Essa classe precisa de atenção dos governantes”, comentou.

Entre os presentes, estavam diversos portadores de deficiência e gestores de Recursos Humanos de empresas interessadas. A agente administrativa Aline Chaves da Silva é portadora de deficiência e comemora a inclusão no mercado de trabalho. “É importante termos esses espaços aqui e dentro das empresas, precisamos mostrar e deixar claro para o resto do mundo que temos capacidade”, afirmou. A auxiliar de Recursos Humanos Graziele Paula é colega de Aline, e também saudou a realização do evento. “Viemos acompanhar o evento como empresa que acolhe e recebe pessoas com deficiência”, comentou.

O evento contou com palestras de entidades ligadas ao emprego e renda dentro do Município e representantes do Ministério do Trabalho e Emprego e do Instituto Nacional do Seguro Social, além de gestores de empresas inclusivas e de pessoas com deficiência inseridas no mercado de trabalho. A programação também teve apoio do Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania das Pessoas com Deficiência e Câmara Municipal de Novo Hamburgo.