Novo Hamburgo realizará 2º Fórum de Acessibilidade

Publicada em 01/11/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Novo Hamburgo terá, pela segunda vez, a oportunidade de sugerir, debater e melhorar as políticas públicas implementadas para pessoas com deficiência no Município. O eixo principal da proposta gira em torno da inclusão social, tema que emergirá durante o 2º Fórum de Acessibilidade – Novo Hamburgo para todos, que acontecerá na sexta-feira, 4 de novembro, no auditório do Prédio Branco do Campus 2 da Feevale (RS-239, 2755). A iniciativa tem apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), em parceria com a Coordenadoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (CPPD).

No mês de outubro, a SDS organizou uma série encontros, compreendidos como Pré-fóruns de Acessibilidade, nos bairros contemplados pelos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) e Unidades de Referência de Assistência Social (URAS). Durante os eventos, a população local compareceu e conheceu a realidade enfrentada pelas pessoas com deficiência, que representam 14% do número de habitantes do Município. O Coordenador da CPPD, Darwin Kremer, acredita que o 2º Fórum de Acessibilidade contribuirá para disseminar a conscientização sobre o tema, além de abrir novas portas para a inclusão social. “Queremos que os deficientes tenham uma voz mais ativa na comunidade em que vivem. A ideia é discutir os andamentos dos processos de inclusão e convivência, e ressaltar os pontos que devem ser melhorados”, reforça.

O 2º Fórum de Acessibilidade – Novo Hamburgo para todos ocorrerá das 9 às 17 horas. Estão previstas palestras e rodas de conversa com autoridades do Município e demais convidados. O evento é uma realização da Associação de Deficientes Físicos (ADEFI), Associação de Deficientes Visuais (ADEVIS), Associação dos Lesados Medulares do Rio Grande do Sul (LEME), Associação dos familiares e amigos do Down 21 (AFAD 21) e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).