Novo Hamburgo promove debate sobre uso de drogas

Publicada em 27/08/2015 - Atualizada em 17/11/2020
O debate de quinta-feira, 27 de agosto, teve como tema Redução de danos, de ofertas e repressão. - Foto: Bruna Pacheco
Redução de danos, de ofertas e repressão foram os temas debatidos nas câmaras técnicas temáticas para a construção de políticas públicas sobre drogas de Novo Hamburgo, encontro realizado na manhã de quinta-feira, dia 27 de agosto. Com a participação da comunidade e de representantes da Guarda Municipal, os assuntos discutidos tiveram mediação de Kátia Mello, representante da Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL). O evento é uma realização da Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Coordenadoria do Terceiro Setor (CTS) e pelo Gabinete do Vice-Prefeito, e faz parte do Fórum Permanente, que consolidará as políticas sobre drogadição do Município.

O coordenador da CTS, Edson Costa, salienta a importância da participação da sociedade. “O Fórum é a ferramenta de gestão para implementação de políticas públicas”, destaca. Segundo a representante da Guarda Municipal, Maria Aparecida Rodrigues, a participação do órgão na construção de políticas públicas é muito importante para todos os envolvidos. “É interesse da GM, já que é ela que está nas ruas escutando a população”, afirma.

A Redução de Danos foi o tema mais discutido, já que é uma forma nova de abordar as questões associadas ao consumo de drogas lícitas e ilícitas. Os debatedores lembraram que os danos causados começam na família e na comunidade, mas que influenciam toda a vida do usuário de drogas. A próxima edição do evento será na sexta-feira, dia 28 de agosto, entre 9 e 11 horas. O tema será “Acolhimento, Tratamento, Recuperação e Reinserção Social”, e o encontro acontece no Espaço Cultural Albano Hartz, no Calçadão Osvaldo Cruz.

Próximos debates:

28 de agosto – sexta-feira

Acolhimento, Tratamento, Recuperação e Reinserção Social

Horário: 9h às 11h

Articulação da Rede

Horário: 13h30 às 15h30