Novo Hamburgo participa de evento mundial sobre Economia Solidária

Publicada em 17/10/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Gerente de Economia Solidária, Maria Isabel Lima, representará o coletivo de formadores da Economia Solidária no Brasil, no Canadá. - Foto: Gustavo Henemann
Ações e experiências promovidas pelos Centros de Formação de Economia Solidária do Brasil (CFES), serão apresentadas no Fórum Internacional de Economia Social e Solidária (FIESS). O evento será realizado entre os dias 17 a 20 de outubro na cidade de Montreal, no Canadá. E a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), está representada. A gerente de Economia Solidária da secretaria, Maria Isabel Lima, participou este ano de um processo seletivo a nível nacional, e foi destacada para representar todos os centros de formação do Brasil no FIESS, reunindo-se com pesquisadores e representantes de 40 países.

A participação de Maria Isabel será para fortalecer as iniciativas de cooperação entre a sociedade civil e os poderes públicos. Ela apresentará as experiências de formação ocorridas nos CFES, mostrando a importância do Poder Público na elaboração de Políticas e Programas Municipais de fomento e apoio a esse setor. Em Novo Hamburgo, a iniciativa já é realizada pela Prefeitura desde o início de 2009, inclusive com uma lei municipal que prevê ações de formação e constituição de novos empreendimentos, de incentivo a comercialização e o microcrédito, incluídas no Programa de Economia Solidária.

Os Centros de Formação em Economia Solidária abrangem as cinco regiões do País. No Sul, a sede fica na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), sendo mantido com recursos do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES). Os custos da viagem serão pagos pelo FIESS.