Novo Hamburgo mantém ampliação de leitos de UTI para Covid-19

A Prefeitura de Novo Hamburgo recebeu do governo do Estado, na manhã desta sexta-feira, dia, 19, cinco ventiladores (respiradores pulmonares) e ainda aguarda os cinco leitos completos de UTI que a Secretaria Estadual de Saúde informou ainda em março que entregaria ao Hospital Municipal. “E é justamente porque este aumento nos casos de Covid-19 exige mais leitos de UTI que vamos manter a programação de ampliação prevista para o Hospital Municipal”, antecipa a prefeita Fátima Daudt.
O secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano, esclarece que o Hospital Municipal vai deslocar outros equipamentos necessários para compor os leitos de UTI com os ventiladores recebidos. “Isso equivale a apenas cerca de 30% dos equipamentos necessários para um leito de UTI, que ainda precisa de monitores multiparâmetros, camas hospitalares para UTI, bombas de infusão, entre outros”, explica Naasom. “Vamos nos esforçar pra viabilizar a composição dos leitos com nossos equipamentos”, completa, acrescentando que o Município irá buscar a homologação destes leitos como de UTI junto ao Ministério da Saúde na próxima semana.
Com isso, o Hospital Municipal mantém a programação de contar com 15 leitos de UTI dedicados exclusivamente para a Covid-19 (estes cinco, mais os dez leitos já instalados e regulados pelo Estado). No Centro de Triagem, também estão estruturados outros sete leitos de cuidados intensivos, todos com ventiladores (respiradores pulmonares).
Além disso, o Hospital Municipal mantém outros dez leitos de UTI não regulados pelo Estado na Unidade Amarela para atender pacientes com outras enfermidades. Mais onze leitos de cuidados intermediários estão instalados na Unidade Laranja; e dois leitos de estabilização para urgência e emergência na Sala Vermelha.