Novo Hamburgo eleva para 341 o quadro de médicos

Publicada em 21/02/2013 - Atualizada em 17/10/2024
UPA Canudos 24 Horas é um dos símbolos que marcam o salto na qualidade de atendimento da saúde em Novo Hamburgo - Foto: Divulgação
Dia a dia, a Prefeitura de Novo Hamburgo está buscando oferecer mais qualidade no atendimento na área da saúde. Além da construção de novos prédios e a reforma de outras estruturas, o Município está conseguindo a ampliação do quadro de médicos na rede pública. Atualmente, 341 profissionais atuam na área, qualificando e agilizando os serviços à comunidade. O reflexo disso está nas condições de trabalho oferecidas aos médicos, à remuneração e aos constantes processos seletivos realizados por meio da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH).

Desde a criação da FSNH, o Município tem buscado a contratação de médicos via concurso. No mais recente processo seletivo realizado, a remuneração oferecida aos médicos chegava a R$ 11.486,82, com contratos de trabalho no regime CLT. Foram 168 profissionais aprovados, sendo que 19 já foram contratados. “Isso é um processo contínuo. Profissionais que são aprovados nos concursos são chamados gradativamente”, aponta a presidente da FSNH, Simone Zucolotto. Ela adianta que um novo concurso será lançado nos próximos dias.

Em 2010, quando a Fundação começou a operar, em fase de transição, eram 112 médicos no quadro. Atualmente, 285 profissionais estão vinculados à instituição e mais 56 à Secretaria da Saúde (SMS), totalizando os 341. Com o reforço da estrutura e do quadro de médicos, a comunidade acaba sendo beneficiada de várias formas, como no aumento das Equipes de Saúde da Família (hoje são 23 e a previsão é aumentar os grupos à medida que as novas unidades sejam abertas). O atendimento também melhora no Hospital Municipal, dando mais agilidade e resolutividade aos casos, e nos demais serviços via Sistema Único de Saúde (SUS).

Fortalecimento do sistema de saúde é uma das prioridades do Município

Conforme o secretário da Saúde, Roque Werlang, desde 2009 que o Município tem buscado o fortalecimento do sistema. “À medida que construímos novas estruturas, e aí podemos citar diversos investimentos, como as Unidades de Saúde da Família (USFs), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Canudos 24 Horas e o Anexo 1 do Hospital Municipal, também conseguimos acompanhar esse processo com a ampliação do quadro médico e dos demais profissionais da área da saúde”, afirma.

Entretanto, o secretário reconhece que muito ainda precisa ser feito. “Ainda temos um longo caminho pela frente na saúde. Estamos implantando um modelo preventivo, com as Equipes de Saúde da Família, onde partimos do zero e hoje já temos 23 equipes. Isso exige não só uma mudança estrutural, mas também uma mudança cultural de nossa comunidade para uma atenção à saúde, e não apenas o tratamento das doenças”, explica.

Profissionais e comunidade aprovam medida

O clínico geral Antonio dos Reis Lopes Neto, 35 anos, é um dos profissionais que veio recentemente se somar a equipe de médicos do Município. Natural de Salvador (BA), se formou em Medicina no Rio Grande do Sul e encontrou em Novo Hamburgo o sentimento de fazer a saúde pública andar bem. “Chego com vontade de trabalhar e atender bem a comunidade, agilizando o máximo possível a assistência e os encaminhamentos. Para minha felicidade, estou recebendo amplo respaldo da administração”, exalta.

A comunidade também tem aprovado as melhorias. O sapateiro Dalvin Rospide da Rosa, 49 anos, costuma acompanhar os pais em consultas. Com a mãe internada no Hospital Municipal, ele observou a qualificação dos serviços. “Encontramos tudo novo, como no Anexo 1 do Hospital Municipal, e com mais médicos melhorou bastante, principalmente com muita atenção aos pacientes.”

A população pode esperar por ainda mais médicos atuando em Novo Hamburgo. Com o advento de novas estruturas que estão previstas, mais profissionais trabalharão para servir a população. O Município inaugurou sete novas USFs (Rondônia, Boa Saúde, Morada dos Eucaliptos, Getúlio Vargas, Mundo Novo e Petrópolis), outras três estão em construção (Vila Palmeira, Vila Kroeff e Kephas) e mais três estão projetadas (Liberdade, São Jorge e Roselândia). Ainda estão previstas o Anexo 2 do Hospital Municipal e a UPA Centro, que ainda terá no segundo o piso os novos Centros de Especialidades Médicas (CEM) e Odontológicas (CEO).

Quadro de médicos (até 19/2/2013)

Hospital Municipal – 165 médicos

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Canudos 24 Horas – 23 médicos

Pronto Atendimento (PA) – 21 médicos

Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – 94 médicos

Unidades de Saúde da Família (USFs) – 25 médicos

Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs) – 9 médicos

Centro de Imagens – 4 médicos

Total: 341 médicos