Novo Hamburgo no caminho para Rede de Cidades Criativas

Linha de apoio
Município conquistou, em edital do Ministério da Cultura, consultoria para elaborar candidatura à Rede de Cidades Criativas da Unesco
Publicado em 19/10/2018 - Editado em 15/10/2024 - 10:29
Com uma claquete à esquerda, em um fundo amarelo, escrito Novo Hamburgo no caminho para Rede de Cidades Criativas
Crédito
Arte/PMNH

Nesta sexta-feira, dia 19, Novo Hamburgo foi contemplada, através de edital do Ministério da Cultura (MinC), para receber apoio através de consultoria para a elaboração e lançamento de candidatura à Rede de Cidades Criativas da Unesco. O resultado foi publicado no Diário Oficial da União. Ao todo, 15 cidades foram selecionadas e em diversos setores criativos. No Rio Grande do Sul, somente dois municípios entraram na lista. Novo Hamburgo, que ficou em oitavo lugar, com propostas para o setor de cinema, e Pelotas, em décimo primeiro lugar, com propostas para o setor de música.



O secretário da Cultura, Ralfe Cardoso, vibra com o resultado. “Essa conquista marca de maneira muito firme que estamos trabalhando sério e no caminho certo para a proposição de uma política cultural sólida, nesse caso no audiovisual. Teremos muito trabalho pela frente, mas já podemos comemorar o resultado do esforço que já foi dedicado”, comenta.



Segundo informações do MinC, assim que confirmadas as contratações para as consultorias especializadas pelo Ministério, as atividades iniciarão nos municípios selecionados.



REDE DE CIDADES CRIATIVAS

Com o objetivo de promover as relações e cooperações internacionais entre cidades que incentivam e investem na cultura e na criatividade, o Programa da Unesco atua para desenvolver o estímulo ao desenvolvimento sustentável. Para participar da rede, cada município deve organizar um plano de desenvolvimento no campo criativo em que a cidade tem interesse. Atualmente, 180 cidades de 72 países integram a Rede de Cidades Criativas da Unesco, sendo 8 delas no Brasil.