Novo Hamburgo adota normas internacionais de contabilidade do setor público

.
Publicada em 31/12/2013 - Atualizada em 17/02/2025
Nos primeiros dias de 2014, a Prefeitura de Novo Hamburgo passará a utilizar um novo sistema de informática para controle de contas e patrimônio. A alteração será feita para a adoção das normas internacionais de contabilidade do setor público, conhecidas pela sigla em inglês IPSAs. Esta é uma determinação da Secretaria do Tesouro Nacional. A medida permitirá que se conheça melhor a situação patrimonial do setor público e, assim, trará mais transparência. Os Estados e municípios que não se adaptarem a tempo terão restrição em repasses da União. “Novo Hamburgo está preparada para esta mudança de paradigma que é a nova contabilidade pública. Queremos mais transparência, controle e resultados”, destacou o prefeito Luis Lauermann.

 

Desde 2009, a Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID) trabalha para a atualização do sistema Geafin, que já é utilizado na Prefeitura. Para a adequação das novas normas, contadores e programadores participaram de capacitação. “Foram muitas horas de trabalho dos servidores e também das empresas que prestam serviço para a Prefeitura”, explica a titular da SETID, Márcia Schuler.

A principal preocupação nestas alterações é padronizar os procedimentos. Nas rotinas da execução contábil, desde a classificação de documentos até a emissão de relatórios é fundamental se ter o conhecimento de todo o caminho percorrido. “Alguns processos e rotinas de trabalhos serão modificados para atendermos estas exigências. Caso elas não sejam atendidas a Prefeitura e até os servidores responsáveis poderão ser penalizados”, explica a diretora de Sistemas da SETID, Cláudia Borges Rocha.

Transparência

Para a atualização das informações, ainda será feito levantamento de alguns dados, especialmente sobre os imóveis que pertencem ao Município. Estas melhorias no sistema possibilitarão a geração de relatórios que poderão ser disponibilizados a partir do Portal da Transparência da Prefeitura. Estas mudanças não irão gerar qualquer alteração no atendimento aos contribuintes, entretanto, entre os dias 2 e 6 de janeiro de 2014 o sistema Geafin, utilizado por servidores, passará por manutenção.