Novas turmas começam aprendizagem no Projeto Verde Sinos

Na tarde de sexta-feira, 17 de abril, mais três escolas iniciaram sua participação no Projeto Verde Sinos. O Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet (CEAES), em Lomba Grande, recebeu alunos do Instituto Estadual Madre Benícia e das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Bento Gonçalves e Profª. Helena Canho Sampaio. Eles participarão de encontros onde serão tratados assuntos como fauna, flora, ecossistema, ecologia, saneamento, poluição, mata ciliar, biodiversidade, agricultura orgânica e outros. “Estamos disponibilizando toda uma estrutura gratuita, com uniforme e livros de campo para estudo”, apontou coordenadora do CEAES, Solange Mânica. Além disso, as crianças terão oficinas, saída de campo e um seminário de encerramento.
O foco é capacitar multiplicadores nas áreas estratégicas para manutenção das condições de qualidade e quantidade das águas da Bacia dos Sinos: áreas úmidas, unidades de conservação, encostas e nascentes. “A maioria das crianças não conhecia o local e as atividades que desenvolvemos aqui no Centro de Educação Ambiental, é novidade para muitos deles”, comenta Solange. As capacitações são feitas pelos integrantes do Comitê Gestor de Educação Ambiental do Município (CGEANH), composto por servidores da Prefeitura de Novo Hamburgo, em parceria com a Comusa – Serviços de Água e Esgoto.
Para simbolizar o começo da aprendizagem, os alunos plantaram uma muda de Angico. Luis Fernando Bernardes Junior, 11 anos, que estuda na EMEF Bento Gonçalves, representou a turma e demonstrou conhecimento. “Eu já plantei esse tipo de árvore. Lá perto da minha casa tem muitas dessas”, explicou Luis Fernando. Ao todo, nove escolas estão participando das atividades. O Projeto Verde Sinos é dirigido pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos) e pela Fundação Universitária para o Desenvolvimento do Ensino e da Pesquisa (Fundepe), e tem patrocínio do Governo Federal e da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.
Inscrições abertas:
Técnicos, agentes de saúde da família, agricultores, pastorais da saúde, agentes ambientais e comunidade interessada podem se inscrever até o dia 30 de abril para participar da capacitação de adultos do Projeto Verde Sinos. Ao todo, são 35 vagas oferecidas para o curso que acontecerá nas sextas-feiras pela manhã. A capacitação terá início no dia 15 de maio e será realizada no Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet (CEAES) e na região do Wallahai, em Lomba Grande. As inscrições podem ser feitas pelo telefone do CEAES: 9850-0366 ou com o Carlos Rocha da EMATER: 9168-1016.