Nova ponte da Rua Araxá é liberada para o trânsito

Publicada em 10/04/2013 - Atualizada em 17/10/2024
Ponte da Rua Araxá faz parte das obras complementares da Trensurb solicitadas pela Prefeitura - Foto: Ronan Dannenberg
Foi inaugurada na manhã de quarta-feira, dia 10 de abril, a nova ponte da Rua Araxá, em Novo Hamburgo. A medida faz parte das obras complementares da expansão da Linha 1 da Trensurb até o Município, ações solicitadas pela Prefeitura junto ao Governo Federal. A travessia, situada no cruzamento com a Avenida Nações Unidas, próximo à Fenac, é mais larga que a anterior, além de ser sustentada por vigas menores, aumentando a vazão da água no Arroio Luiz Rau.

A inauguração da ponte contou com a presença do prefeito Luis Lauermann, do superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Ernani da Silva Fagundes, e dos secretários de Desenvolvimento Urbano, Moisés Medeiros, e de Segurança e Mobilidade Urbana, Danilo Oliveira da Silva. “Esta ponte é resultado de uma ação do ex-prefeito Tarcísio Zimmermann junto à União e que proporciona muitos benefícios, tanto na contenção de alagamentos como na qualificação do trânsito da cidade”, destacou.

Ao todo, as obras complementares do metrô já renderam ao Município nove pontes. Duas delas foram instaladas em locais onde não haviam travessias anteriormente (nas Ruas Tapes e Castro Alves). As demais substituíram antigas passagens nas Ruas Joaquim Nabuco, Marcílio Dias, Cinco de Abril, Três de Outubro, Guarujá e Araxá, além da Avenida Frederico Linck. Falta apenas a conclusão da travessia no entroncamento das Avenidas Nações Unidas e Primeiro de Março, próximo ao Atacadão.

Outra melhoria importante conquistada pela Prefeitura junto ao Governo Federal foi o alargamento e o aprofundamento do Arroio Luiz Rau. A medida acabou com históricos alagamentos antes registrados na cidade, como no entorno da Estação Rodoviária Normélio Stabel. As obras de expansão do metrô ainda contemplam qualificação das vias que estão no leito dos trilhos e melhorias em paisagismo.