Nova ponte é liberada em Novo Hamburgo
Para o prefeito, a inauguração da nova ponte é um presente para a comunidade. “A entrega da ponte é um presente para a população. Junto com ela foi feita uma obra de alargamento do Arroio Luiz Rau e a reconstrução da ponte com novas dimensões”, destacou. Com a nova estrutura, a via passou de 14 para 20 metros de largura.
A nova ponte foi planejada para não causar enchentes. Isso porque ela foi construída com vigas menores que a antiga, que permitem que o vão entre o arroio e a ponte tenha uma altura maior. Além disso, o leito do Luiz Rau foi afundado e alargado. Juntamente com a ponte foram feitas as travessias de pedestres e setas indicativas e o divisor de fluxo com tachões bi refletivos. O passeio foi feito apenas no lado direito da Rua Joaquim Nabuco no sentido do Centro ao shopping e conta com rampas de acessibilidade e gradil de proteção.
O secretário Moisés Medeiros salientou que com a liberação da obra haverá um aumento no fluxo de veículos naquela região. “A nova ponte faz parte das obras complementares do trem, que vem melhorar a questão do fluxo de veículos, pois a mesma aumentou 6 metros na largura e na drenagem pluvial, aumentando a segurança contra as enchentes”, disse.
Como ficará o trânsito
O trânsito no cruzamento voltou a ser como era antes da demolição da ponte antiga. Quem trafegar pela Rua Joaquim Nabuco no sentido da BR-116 ao Centro poderá seguir reto em direção à Catedral São Luiz ou dobrar à esquerda ou à direita na Avenida Nações Unidas. Da mesma forma, quem trafegar na Rua Joaquim Nabuco no sentido oposto, poderá seguir reto em direção à BR-116 ou dobrar na Avenida Nações Unidas, à direita ou à esquerda. Já para os veículos que transitarem pela Nações Unidas, em ambos os sentidos, não serão permitidas conversões à esquerda.