Nova Casa Lar do Menino é apresentada oficialmente
“No momento em que um jovem sai do amparo do seu lar e começa a ser atendido por um programa social da cidade, ele passa a ser um filho do Município”. A fala do secretário de Desenvolvimento Social, Hélio Pacheco, resumiu a apresentação do novo espaço da Casa Lar do Menino, na tarde de quarta-feira, 18 de maio. A casa, localizada no bairro Ouro Branco, possui 577m², quatro quartos e diversos espaços recreativos, com capacidade para atender até 20 jovens e adolescentes, entre 12 e 18 anos. Mantida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e administrada pela Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (ABEFI), o Lar do Menino está dentro da Diretoria de Proteção Social Especial, na Gerência de Alta Complexidade. O espaço é destinado à adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social devido a maus-tratos, abandono, orfandade e conflito familiar, tendo por objetivo garantir a proteção integral. No evento, um coquetel foi oferecido aos presentes, ao som do músico e compositor, Samuka.
De acordo com o secretário Pacheco, é de vital importância ter o amparo de outras entidades para atender a esse público. Além disso, o novo espaço é fruto de uma adequação, que o Município se propôs, para dar melhores condições aos usuários. “Aqui, eles terão todas as condições de se desenvolver de uma maneira digna e com todo o apoio necessário para se tornarem pessoas com um futuro brilhante”, afirma o secretário.
O diretor da ABEFI, Carlos Bock, comenta que o tempo em que os meninos permanecem na casa – máximo dois anos – deve ser uma experiência única e marcante. “Não podemos impedir que eles sonhem. Quando estão sob nossa tutela, andamos todos de mãos dadas, mas quando eles saem daqui, devemos deixá-los prontos para poderem caminhar sozinhos”, ressalta Bock. “Esse evento de hoje, foi justamente para mostrar à comunidade, que estamos de portas abertas a todos. Queremos agradecer a toda a sociedade civil, que nos ajuda de diversas formas. Podemos dizer que, que desde novembro, quando iniciamos os nossos trabalhos aqui, os nossos meninos já mudaram bastante”, completa o diretor da Casa de Acolhimento Lar do Menino, Otávio da Silva Alves.
A Casa Lar do Menino
A Casa Lar do Menino foi fundada em 20 de fevereiro de 1979, permanecendo 24 anos na zona rural de Novo Hamburgo, no bairro Lomba Grande. Em 2003, com proposta de reordenamento, mudou-se para a zona urbana, com a finalidade de integrar-se a rede de atendimento à criança e ao adolescente. Em novembro de 2015, mudou-se para o endereço atual, no bairro Ouro Branco.