NOTA OFICIAL: Prefeitura redimensiona custeios para manter investimentos e crescimento

Publicada em 24/03/2015 - Atualizada em 12/02/2025

No dia de hoje, terça-feira, dia 24 de março de 2015, quero anunciar uma série de medidas que vamos implantar para enfrentar um momento em que a economia do País e do Estado vive um período de redefinições em que a nossa receita têm se mantido estável em termos nominais, mas pode vir a decrescer em números reais se descontarmos a inflação.

 

As medidas que estamos anunciando tem um caráter geral de aperfeiçoamento e ajuste administrativo e visam economizar em despesas de custeio.

É importante salientar que a Prefeitura de Novo Hamburgo não vive uma crise fiscal ou de arrecadação. Não há atrasos no pagamento de fornecedores e não há dificuldades para o pagamento regular da folha de salários e benefícios. Estou tomando as medidas justamente para manter os serviços que prestamos à comunidade e continuar o padrão de investimentos e crescimento que temos em Novo Hamburgo nos últimos anos. Estas medidas de contenção de gastos nas atividades-meio são justamente para garantir que, mesmo num momento de economia estagnada ou em leve decréscimo, possamos garantir e ampliar os serviços públicos que a população pede com justa razão.

Queremos dizer que somos conscientes de que o trabalho da Prefeitura ainda precisa de um aperfeiçoamento contínuo em algumas áreas, e que nós somos os primeiros a reconhecer isto. Estamos trabalhando todos os dias, para melhorar nossos serviços à população.

As medidas que passo a anunciar são as seguintes:

1- Congelamento do salário do Prefeito, Vice-Prefeito e Secretários;

2- Redução no volume das horas-extras;

3- Redução do valor das diárias pagas pela Prefeitura;

4- Renegociação dos aluguéis pagos pela Prefeitura, visando uma economia geral destes valores. Estudo de viabilidade em 30 dias para reduzir o número total de contratos de aluguel;

5- Instalação de monitoramento veicular visando otimizar a utilização da frota municipal;

6- Redução de custos de telefonia e internet por meio do desenvolvimento e ampliação do serviço de TI já instalado e em desenvolvimento (rede de fibra ótica);

7- Aceleração do processo de alienação de patrimônio móvel e imóvel;

8- Realização de mutirão judicial para recuperação de créditos fiscais visando a arrecadação e cobrança de dívida ativa de até R$ 14 milhões em 2015.

Assim, preservaremos os serviços essenciais para o povo de Novo Hamburgo e manteremos o crescimento de nossa cidade.

Luis Lauermann - Prefeito de Novo Hamburgo