NH registra 599 autuações por embriaguez ao volante ou recusa ao teste do etilômetro em 2019

Publicado em 21/01/2020 - Editado em 23/01/2020
Secretário Municipal de Segurança, general Roberto Jungthon, e equipe apresentaram os números em evento realizado nesta terça-feira, dia 21, no Centro Administrativo Leopoldo Petry
Lu Freitas

Em 2019, 599 condutores foram autuados em Novo Hamburgo por dirigirem sob a influência de álcool ou por se recusarem a fazer o teste do etilômetro. A grande maioria das autuações ocorreu durante as 56 edições da Operação Balada Segura, executada no município pela Guarda Municipal, através de convênio firmado com o Detran RS.

Os números refletem um cenário de 24.995 autuações expedidas ao longo do último ano. Destas, destacam-se as multas por excesso de velocidade (10.148), avançar em sinal vermelho (2.978), conduzir o veículo sem usar o cinto de segurança (2.290), dirigir manuseando o telefone celular (1.541) e dirigir segurando o telefone celular (1.187).

As mais de 10 mil autuações por excesso de velocidade foram aferidas por meio do radar móvel, empregado em 750 operações efetuadas pela GMNH. A corporação possui um equipamento, que é utilizado em diferentes pontos do município de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, em condições climáticas consideradas adequadas.

Para o secretário de Segurança, Roberto Jungthon, os números dão a convicção de que é necessário intensificar a fiscalização. “É um total significativo, que comprova a necessidade do trabalho que vem sendo realizado pela GMNH. A fiscalização, combinada com as ações de conscientização que desenvolvemos, salva vidas”, assegura.

Em paralelo à Balada Segura e às demais ações de fiscalização do trânsito, a GMNH vem ampliando as iniciativas voltadas para a conscientização. Em 2019, foram executadas 17 blitze educativas, onde os condutores não foram multados, mas receberam orientações dos agentes. Além disso, mais de 1000 alunos da rede de ensino municipal e cerca de 500 trabalhadores de empresas de Novo Hamburgo participaram de palestras oferecidas pela corporação.