Mutirão recolhe quatro toneladas de lixo do Arroio Pampa
A atividade aconteceu das 9h às 16h, no bairro Canudos. Equipes da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo e de secretarias municipais se uniram a crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Arnaldo Reinhardt e da Casa de Cultura e Cidadania. Todos receberam orientações sobre os cuidados necessários para coletar os resíduos, além de sacos de lixo e luvas de proteção.
Segundo a professora Cláudia Marisa Vogel, de 43 anos, a ação é fundamental para informar e conscientizar as crianças de uma forma prática. “Sem o contato direto com o lixo as crianças não possuem a real noção da quantidade depositada ali e do transtorno causado por isso. O mutirão torna a consciência sobre a produção de resíduos muito maior e mais próxima da realidade”, disse.
O coordenador Socioambiental da Comusa, Eric Rosa, acredita a que ação pode trazer benefícios em longo prazo. “Neste ano, o foco foi voltado para a educação ambiental como um todo, e não somente para a limpeza do arroio. Com esse tipo de orientação, a comunidade fica ciente da importância de conservar o Pampa limpo e evita jogar lixo”, declarou.
Os resíduos foram colocados em um caminhão, com auxílio de uma retroescavadeira. O material foi levado para a Subscretaria de Obras de Canudos e, depois, será conduzido ao aterro no bairro Roselândia, onde o CataVida faz a triagem dos materiais que podem ser aproveitados para reciclagem.