Nossa Música seleciona participantes em audição
Na quarta-feira, 17 de agosto, ocorreu a audição para seleção dos participantes do Festival Nossa Música 2016. O evento é promovido pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Cultura (SECULT), em parceria com a Fundação La Salle. Dos 54 inscritos habilitados, foram selecionados 40 músicas para preencher as vagas previstas no edital. O júri responsável pela escolha foi composto pelo diretor da Escola de Música Raios de Sol, Evandro Tiburski, pela radialista e jornalista da Rádio Unisinos, Camila Kehl, e pelo diretor municipal de cultura, Eliandro Cantini. A mesa ainda foi composta pelo produtor do evento, Renato Morais, que mediou a audição, auxiliado pela funcionária da SECULT Mayla Decker. As 54 composições foram ouvidas sem identificação de autor ou intérprete. No telão à disposição dos jurados, as letras das músicas eram apresentadas. Foram avaliadas melodia, harmonia e letra. As obras deviam ter até quatro minutos e as letras deveriam ser em português.
Evandro Tiburski, que já participou de festivais ao redor do mundo como participante e como jurado, enfatizou a relevância do evento para o Vale dos Sinos. “O festival é fantástico! Traz músicos de toda a região e movimenta a cena cultural”, afirma. Tiburski destacou também o nível das gravações enviadas nesta edição do festival. “Dá para perceber uma maior preocupação dos músicos em enviar um material de qualidade, isso demonstra a valorização do evento por parte da cena musical”, comenta.
A jornalista Camila Kehl trabalha diariamente com música, alternando sucessos mundiais com novos talentos locais nos programas que apresenta na Rádio Unisinos. Camila reforçou a importância do festival no estímulo a novos artistas e à cultura da cidade. “O Nossa Música reconhece a cultura local, estimula os músicos a apresentarem os sons, dando espaço para diferentes gêneros musicais”, afirma. “O evento também incentiva a comunidade a prestigiar esses artistas, a valorizar o que é daqui”, completa.
Para toda a família
A dona de casa Ana Beatriz Sartori, 53 anos, acompanhou o filho, Luca Boni, 16 anos e o marido, Gustavo Boni, 44 anos, na audição. Luca já participou da última edição do evento em 2014 e este ano inscreveu uma música em que canta e toca em violão uma letra escrita pelo pai. O adolescente espera participar do festival e apresentar sua canção. “Quero participar dos shows de classificação e, quem sabe, chegar a final”, apontou. A mãe completou. “O mais importante é mostrar o talento dele para a comunidade. Ele ama música e se dedica a isso desde os 6 anos de idade”.
Bandas e Músicas Selecionadas
Etapa Canudos – Escola Martha Wartenberg – 04/09/2016
BANDA/GRUPO - MÚSICA
Getsêmani - Essência
Ramos – Vou
Auto Controle – Lugar Melhor
Gênesis Araújo – Amanhã Nunca Mais
Quarto Stúdio – Sobrecarga
Vento Outono – Boêmia
Daniel Araujo Ampese – Flores
Green River – Diversão
Voltz – Ditos e Mitos
Banda Nascena – Subir ao Céu
Etapa Santo Afonso – Praça da Juventude – 11/09/2016
BANDA/GRUPO – MÚSICA
Conjunto Linhares – Do Amor Livre
Posmaninho – Eu aprendi
Caboclo – Destinos
Cocão - Mãe
Marco Zion e Banda – Choro do Samba
Rodrigo Luis - Faça Sua Parte
Recover – Conto de Fadas Maldito
Vanilla – Recriar
Risco Biológico - Pedaços e Pedaços
Manda Nudes – Tendências Suicidas
Etapa Kephas – EMEF Eugênio Nelson Ritzel – 18/09/2016
BANDA/GRUPO – MÚSICO
Luiza Alves & Banda - Verdade
Bambu Gurus – A Luz dos Olhos
Além do Esterno – Meu anjo
De Garagem - Loser
Sotom Blues – Talho Eterno
Tiago Severo – Preciso Acordar para a Vida
Aldonei de Avila Souza – Sempre Assim
Os Muralhas - Perceber
Ander Ventura – Só Depende de Você
Salim Róger – Acalanto
Etapa Ideal/Centro – EMEF. Pres. Nilo Peçanha - 25/09/2016
BANDA/GRUPO – MÚSICO
Arapuca Brasil - A Bandeira
Fernando Marco – Arco-íris
Idealize – Incógnita
Luca Boni – Pegadas
Lenda Pessoal – Soul Sul
Darlin & Banda - Parar de Te Querer
Banda NP (Não Pertence) - Tá no Sangue
ElétricaRádio - Meu Caro Amigo
Xande Santos & Banda Café Black - É o Que Há
Lamurah – Roda da Fortuna