Município debate desenvolvimento urbano em conferência
O turno da manhã foi destinado a palestras com a participação de especialistas e autoridades em Desenvolvimento Urbano. Durante a abertura do evento, o prefeito Luis Lauermann lembrou que, assim como a maioria das cidades brasileiras, Novo Hamburgo passou por um processo de urbanização muito intenso. “É o momento em que debatemos a extensão de nossas casas e nossas vidas que são as cidades e vamos fazer isso com a participação da comunidade", afirmou Lauermann.
A participação de diversos segmentos da comunidade foi um dos destaques da etapa municipal do evento. De acordo com a presidente da União de Associações Comunitárias de Novo Hamburgo, Neiva Fúcolo, 60 anos, a conferência ajuda a destacar os pontos que devem ser melhorados. “É justo que cada cidadão, além de opinar, também trabalhe e se aproprie destas questões para colaborar”, resumiu.
Delegados e debates
Já no turno da tarde, os participantes foram divididos em grupos de trabalho que abordaram os quatro eixos temáticos da Conferência. Após o debate entre os grupos, foi elaborado um documento com as principais propostas da cidade. O encontro definiu, ainda, os 17 delegados titulares e suplentes que representarão o município nas etapas estadual e nacional da 5ª Conferência das Cidades. “Atingimos nossos objetivos de participação e interesse das pessoas que debateram o Desenvolvimento Urbano da cidade”, destacou o secretário da SMDU, Moisés Medeiros.