Mulheres unidas contra a violência realizam ação na Praça do Imigrante

Publicada em 30/11/2015 - Atualizada em 16/10/2024
A intervenção na Praça do Imigrante foi para lembrar os 16 dias de ativismo da violência contra a mulher. - Foto: Vanessa Monni
A violência contra as mulheres é uma grave violação dos direitos humanos. Apesar disso, esse crime continua gerando vítimas todos os dias. A partir dessa constatação, a Prefeitura de Novo Hamburgo, a partir da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher), junto do gabinete da Primeira-dama, realizou no sábado, dia 28 de novembro, na Praça do Imigrante, uma ação de conscientização. Também participou da ação o Núcleo de Apoio aos Direitos da Mulher (Nadim), projeto de extensão da Universidade Feevale.

A intervenção na praça foi em relação a campanha mundial dos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, que iniciou em 25 de novembro, data que marca o Dia Internacional de Luta para a eliminação de toda a violência contra a mulher. E no dia 10 de dezembro, data em que se encerra a campanha, é o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Os transeuntes que ali passavam, receberam material educativo e panfletos contendo os serviços onde vítimas de violência, podem encontrar auxílio e realizar denúncias de abusos. “É importante marcar a data, nos defrontamos diariamente com a violência” aponta a primeira-dama do Município, Jorgia Seibel. Para o chefe do Executivo hamburguense, ações como essa prestam serviço de informação a população. “Novo Hamburgo possui uma ampla rede de acolhimento a mulheres vitimadas com qualquer tipo de violência, divulgar esses serviços é importante”, completa Lauermann.

“Muitas mulheres têm dificuldade em denunciar, é importante que haja disseminação de informação. Porque quanto mais informada nós mulheres estivermos, mais protegida estamos”, destacou a empresária Beatriz Ramos, 57, se referindo ao material que estava sendo distribuído na praça.

Viva Mulher

O Viva Mulher - Centro de Referência e Atendimento é um serviço especializado e multidisciplinar para tratar situações de violência contra a mulher. O espaço oferece acolhimento, atendimento nas áreas da psicologia e serviço social e assistência jurídica. O Centro conta com atendimento da Defensoria Comunitária Municipal para a área jurídica cível e família, e do Núcleo de Apoio aos Direitos da Mulher da Universidade Feevale, para a área criminal. O Viva Mulher fica localizado na Avenida Pedro Adams Filho, 5836 - Bairro