Mulheres Mil participam de curso de Cuidador de Idosos
Talvez, depois dos primeiros anos de vida, a terceira idade seja o momento em que mais necessitamos de atenção e cuidados. Visando gentil qualidade e segurança nesta condição, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), está promovendo o curso de Cuidador de Idosos. A atividade faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Formação Inicial e Continuada (PRONATEC - FIC) em parceria com o Instituto Federal Rio-Grandense (IFSUL).
O curso de Cuidador de Idosos iniciou no dia 22 de setembro, possui carga horária de 200 horas e é destinado para as participantes do programa Mulheres Mil, grupo mantido pela Prefeitura que trabalha com pessoas em vulnerabilidade social, promovendo a reinserção e o aprendizado desses indivíduos. As aulas são de segunda a quinta, e contam com 20 alunas.
De acordo com o secretário da SDS, Hélio Pacheco, esse curso é uma oportunidade para essas mulheres de entrar no mercado de trabalho, com uma formação mais completa, além de aprenderem outros conteúdos, que ajudarão em outras áreas da vida. “Essa capacitação vai muito além do profissional. Aqui, realizamos um resgate dessas mulheres, que vêm de diferentes realidades e estão a procura de uma mudança em suas vidas”, afirma Pacheco.
Um exemplo disso é a dona de casa e bombeira voluntária, Vera Pinheiro dos Santos, de 49 anos. Vera conta que soube do curso por meio de sua sobrinha, que atualmente é sua colega, e que ingressou na turma, por ter pais que necessitam de cuidados especiais. “Já tenho experiência na área hospitalar, então vim para me aperfeiçoar mesmo. O conteúdo que mais tenho interesse é o de nutrição para idosos, já que considero a alimentação algo muito importante para se manter a saúde”, destaca a dona de casa.