Moradores da Região 6 definem suas prioridades no Orçamento Participativo

Publicada em 09/05/2014 - Atualizada em 17/10/2024
Prefeito Luis Lauermann apresentou prestação de contas para os moradores - Foto: Bruna Provenzano
Na noite de quinta-feira, 8 de maio, foi a vez dos moradores dos bairros Boa Saúde, Rincão, Petrópolis e Primavera participarem do ciclo de assembleias do Orçamento Participativo (OP) 2014. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Novo Hamburgo por meio da Secretaria Geral de Governo e Relações Comunitárias (SSG). A assembleia da Região 6 foi o segundo de 12 encontros que serão realizados na cidade até o final do mês de junho. Em cada encontro a comunidade pode apresentar suas demandas locais e definir as prioridades para a cidade e para o bairro.

O prefeito Luis Lauermann abriu a assembleia apresentando aos 208 moradores inscritos uma breve prestação de contas de obras e melhorias realizadas na região. “Foi pelo OP que a comunidade solicitou uma EMEI que hoje está atendendo as crianças do bairro. Também construímos o Residencial Novo Hamburgo a partir do Minha Casa Minha Vida e vamos seguir trabalhando para melhorar a qualidade de vida dos moradores”, disse Lauermann, lembrando da parceria entre o Município e os governos estadual e federal para a realização de obras. Já o secretário da SGG, Fufa Azevedo, lembrou da importância da participação dos moradores nas decisões. “Antes do OP só tínhamos a política tradicional, na qual era preciso pedir as coisas para alguém que tinha o poder de decidir. Hoje, todas as pessoas na assembleia têm o mesmo poder de participação e decisão”, afirmou.

Moradores elegem demandas

Além das demandas gerais, que são elaboradas para toda a cidade, em cada assembleia os moradores podem cadastrar e defender suas demandas locais. Desta forma, garantem que as principais necessidades da região poderão ser escolhidas pela comunidade. Na assembleia da Região 6, a dona de casa Daniela Araújo, 33 anos, cadastrou uma demanda e pediu o voto para os vizinhos. “Esta é a primeira vez que eu participo e acho que é muito importante. Além de votar nos temas que já estão cadastrados, a gente pode fazer a nossa própria demanda”, contou a moradora do Residencial Hamburgo.

Depois de votadas as demandas da região, também são escolhidos os delegados que representarão cada localidade nas próximas etapas do OP. O número de delegados varia de acordo com o número de moradores inscritos para a assembleia. A cada 10 inscrições, um delegado pode ser eleito. Na Região 6, um dos 20 delegados escolhidos foi o construtor Toni Juliano Dias, 34 anos. “Me dispus a acompanhar de perto os encaminhamentos e representar a comunidade onde moro para buscar as melhorias que solicitamos”, resumiu.

Entre os moradores da Região 6, as demandas gerais mais votadas foram Saúde, Educação e Segurança Pública. Já as prioridades locais foram Educação, Saúde e habitação (confira lista abaixo).

Como participar

Cada morador que comparecer à assembleia da sua região terá o direito de votar em três demandas gerais, com indicação de prioridades para todo o Município, e em três locais, com as demandas para o seu próprio bairro. É necessário apresentar CPF e comprovante de residência. A próxima assembleia será realizada na terça-feira, dia 13, na EMEF Eugênio Nelson Ritzel (Rua da Conquista, 411, no bairro Diehl). Este encontro será para os moradores da Região 7, que representa o bairro Diehl.

Região 6

Demandas Locais:

1º Educação – Uma sala de aula para os alunos do Programa Mais Educação na EMEF Irmão Nilo

2º Saúde – Construção de uma USF no Parque Residencial Novo Hamburgo – Boa Saúde

3º Habitação – Regularização Fundiária do Loteamento Jardim Lucena no bairro Primavera

Demandas Gerais:

1º Saúde – Reforma e ampliação do Hospital Municipal

2º Educação – Ampliação de recursos para contratação de serviços de manutenção nas escolas municipais

3º Segurança Pública – Câmeras de videomonitoramento

Próximas assembleias do OP:

- 13 de maio, terça-feira, às 19 horas:

Região 7 (Diehl): Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Eugênio Nelson Ritzel, na Rua da Conquista, 411, no bairro Diehl

- 15 de maio, quinta-feira, às 19 horas:

Região 8 (Alpes do Vale, Guarani, Operário, Rincão leste e Vila Nova): Sociedade de Cantores Palestrina, na Avenida General Daltro Filho, 110, no bairro Vila Nova

- 17 de maio, sábado, às 14 horas:

Região 9 (Boa Vista, Centro, Hamburgo Velho, Jardim Mauá, Rio Branco e Vila Rosa): Colégio Marista Pio XII, na Avenida Nações Unidas, 182, no bairro Vila Rosa

- 20 de maio, terça-feira, às 19 horas:

Região 11 (Roselândia): Centro de Tradições Gaúchas Recanto Gaúcho, na Rua Rosenelfe, 189, no bairro Roselândia

- 22 de maio, quinta-feira, às 19 horas:

Região 12 (São Jorge e São José): EMEF Prudente de Moraes, na Rua Frederico Westphalen, 172, no bairro São Jorge

- 24 de maio, sábado, às 14 horas:

Região 10 (Lomba Grande): Comunidade Católica São José, na Rua João Aloysio Allgayer, 1311, no bairro Lomba Grande

- 27 de maio, terça-feira, às 19 horas:

Região 1 (Canudos leste): EMEF Martha Wartenberg, na Rua Silvio Gilberto Christmann, 1351, no bairro Canudos

- 3 de junho, terça-feira, às 19 horas:

Região 2 (Canudos oeste): Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) João Ribeiro, na Rua Florença, 103, no bairro Canudos

- 5 de junho, quinta-feira, às 19 horas:

Região 3 (Rondônia): Ginásio da Paróquia, na Rua Carlos Dienstbach, 347, no bairro Rondônia

- 10 de junho, terça-feira, às 19 horas:

Região 4 (Santo Afonso): EMEF Harry Roth, na Avenida Buenos Aires, 540, no bairro Santo Afonso