Moradores definem as prioridades do bairro Roselândia
Na noite de quinta-feira, dia 10 de julho, moradores de mais um bairro hamburguense definiram as prioridades na Assembleia do Orçamento Participativo. A comunidade do bairro Roselândia se reuniu no CTG Recanto Gaúcho para debater e eleger as demandas locais e gerais da Região 11. O OP é uma iniciativa da Prefeitura de Novo Hamburgo, a partir da Secretaria Geral de Governo e Relações Comunitárias (SGG), que busca dar voz à população para que ela contribua na construção do orçamento do Município. Desta forma, os moradores podem indicar quais são as suas prioridades de investimento no bairro e na cidade. Das 12 regiões, 10 já participaram do processo, reunindo 1.910 pessoas.
Em conversa com a comunidade, o vice-prefeito Roque Serpa apresentou uma breve prestação de contas de obras realizadas a partir do OP no bairro. "Há poucos meses tivemos a inauguraçào da EMEI Ipê Amarelo que contou, inclusive, com a presença do Ministro da Educaçào aqui no nosso bairro", lembrou. Serpa citou ainda a construção de uma quadra poliesportiva na EMEF Francisca Saile. Já o secretário da SGG, Fufa Azevedo, lembrou da importância da participação da comunidade no OP. "Esta é uma ferramenta de rompimento com a política tradicional e que dá voz à comunidade", destacou.
Educaçào, Saúde e Segurança Pública
Entre as 135 pessoas que se inscreveram na assembleia, as demandas gerais mais votadas foram Educação, Saúde e Segurança Pública. Já nas demandas locais, os temas definidos como prioridade foram Educação, Cultura e Esporte e Lazer. Além das demandas, foram escolhidos os delegados que representarão a região nas próximas etapas do OP. Esta foi a segunda vez que a diarista Romilda Maurer, 50 anos, participa do OP no bairro em que mora. "Já conseguimos várias melhorias para o bairro e sabemos que quanto mais pessoas participarem, melhor será", explica.
Como participar
Cada morador que comparecer à assembleia da sua regiào terá o direito de votar em três demandas gerais, com indicação de prioridades para todo o Município, e em três locais, com as demandas para o seu próprio bairro. É necessário apresentar CPF e comprovante de residência. A próxima assembleia será a da Região 12 e acontecerá na terça-feira, dia 15 de julho, a partir das 19 horas na EMEF Prudente de Moraes, que fica na Rua Frederico Westphalen, 172, bairro Sào Jorge.
Região 11
Demandas Locais:
1º Educação - Compra de área para ampliação da EMEF Maria Quitéria
2º Cultura - 400 cadeiras para o CTG Recanto Gaúcho
3º Esporte e Lazer - Praça da Juventude no modelo de Santo Afonso
Demandas Gerais:
1º Educação - Ampliação de recursos para contratação de serviços de manutenção nas escolas municipais
2º Saúde - Duas ambulâncias
3º Segurança Pública - Câmera de videomonitoramento