Missão do BID faz visita final em Novo Hamburgo

Publicada em 05/07/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Prefeito Tarcísio Zimmermann, à esquerda, acompanha de perto o andamento dos projetos - Foto: Robson Nunes
Para analisar e encaminhar o encerramento das análises de projetos que fazem parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento Local (PEDEL), uma comitiva do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) ficará em Novo Hamburgo até o dia 8 de julho. O grupo tem a tarefa de encaminhar o contrato final do financiamento de 22 milhões de dólares que serão investidos pela Prefeitura nos projetos de revitalização do Centro, do Corredor Cultural de Hamburgo Velho, da Avenida Alcântara e do Parque Henrique Luiz Roessler (Parcão). O prefeito Tarcísio Zimmermann vem acompanhando de perto o trabalho e durante toda a semana participará de reuniões que envolvem as equipes do Plano Municipal de Desenvolvimento Integrado (PMDI) e da Unidade de Gestão de Projetos (UGP), ambas da Administração, e do BID.

Os encontros vêm ocorrendo na Fundação Scheffel, em Hamburgo Velho. Na segunda-feira, dia 4 de julho, Tarcísio e sua equipe fizeram o primeiro encontro. “Esse é um projeto muito importante e que vai aportar recursos fundamentais para a revitalização do Centro e de Hamburgo Velho. Agora teremos que atender as necessidades colocadas pelo BID”, descreve Tarcísio. Após as apresentações de projetos econômicos, sociais e ambientais, o grupo da instituição internacional deve levar os documentos para Washington, nos Estados Unidos. O contrato final poderá ser assinado no decorrer do ano.

Reunião apresentou plano ambiental para a população

Na sexta-feira, dia 1º de julho, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Unidade Gestão de Projetos (UGP), apresentou em uma reunião pública o Relatório de Avaliação Ambiental (RAA) das ações de revitalização do Município e de requalificação do Arroio Pampa. O encontro ocorreu no auditório da Secretaria de Educação e Desporto (SMED), no Centro Administrativo Leopoldo Petry. O estudo foi realizado por uma empresa paulista contratada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Segundo a nova coordenadora do Plano Municipal de Desenvolvimento Integrado (PMDI), Rosaura Giordano, o encontro serviu para que a população pudesse tomar conhecimento dos trabalhos. “Foi uma contextualização para a cidade do andamento dos projetos”, declarou. O projeto apresentado pode ser consultado no Portal da Prefeitura, no link “Cidadão”, na área “Meio Ambiente”.