Mês do Idoso: atividade aborda riscos de queda e autoestima
Diversão e aprendizado marcaram a tarde da terceira idade hamburguense, na segunda-feira, dia 3 de outubro. Por meio de uma parceria feita entre o Sesc e a Universidade Feevale, foram realizadas atividades em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, comemorado no dia 1° de outubro. O evento, ocorrido no Campus I da Universidade Feevale e que faz parte da programação do Mês do Idoso organizada pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Coordenadora de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas (CPIdosos), teve como tema “Riscos de Queda e Autoestima na Terceira Idade”.
No encontro, idosos entre 60 e 90 anos puderam tirar dúvidas sobre assuntos relacionados aos seus direitos e à saúde. Para iniciar o encontro de forma animada e divertida, alunas do 8º semestre do curso de Fisioterapia fizeram uma encenação representando a terceira idade para mostrar as dificuldades e problemas vividos por eles e, a partir disso, fornecer dicas e soluções.
Após a palestra, idosos encaminharam-se para a área central do Campus I da Feevale para realizar dinâmicas. Com a instrução de uma profissional de Educação Física, a Terceira Idade se movimentou e dançou ao som de hits da década de 50. Entre os participantes estava o grupo Maturidade Ativa. Raquel Fabrícia Schneck, coordenadora do Grupo, salientou a importância da cooperação e a missão do encontro. “Através de parcerias como esta, que o SESC fez com a Feevale, buscamos fazer com que as pessoas tenham um envelhecimento ativo através do movimento”, enfatizou. “As pessoas, principalmente a terceira idade, precisa movimentar-se e aprender a ter o gosto pela atividade física”, destacou.
Novera da Silva, 65 anos, já participou outras vezes do projeto e diz sentir-se bem quando participa de encontros como este. “É muito bom, pois além de conhecer novas pessoas, fazer amizades, acabo aprendendo”, relatou. “Nunca podemos dizer que sabemos de tudo. Sempre temos o que aprender”, completou sorrindo. Além dela, Elodi Nunes da Silva, 62 anos, que faz parte do grupo Maturidade Ativa, também participou da comemoração. “Sempre participo”, afirmou. “Hoje estou com minhas amigas, é muito divertido. Com certeza, estarei nas próximas vezes”, declarou Elodi.