Melhorias na BR-116 avançam no acesso ao bairro Roselândia

Publicada em 08/04/2016 - Atualizada em 17/10/2024
Técnicos já iniciaram a instalação do cabeamento dos semáforos na BR 116 avançam no acesso ao bairro Roselândia. - Foto: Paulo Barcelos
Os usuários que circulam pela BR-116, no trecho hamburguense, já podem ver as melhorias junto ao semáforo no acesso ao bairro Roselândia. As intervenções são realizadas através de parceria entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Prefeitura de Novo Hamburgo. A iniciativa partiu da Administração Municipal, após sucessivos encontros onde foram sugeridas as alterações para o local, inclusive com um teste feito pela Prefeitura e comemorado pelos condutores e comunidade. Devido a boa avaliação durante o teste o DNIT aceitou as propostas de melhorias feitas pela Prefeitura para que o trânsito da rodovia, no trecho da sinaleira do bairro Roselândia, fique mais dinâmico e permita maior fluxo de veículos.

A obra está em um estágio bastante avançado e a expectativa é de que o sistema seja inaugurado já na próxima segunda-feira, dia 11 de abril. Restam ser concluídas as pinturas das sinalizações viárias nas áreas neutras e últimos ajustes por parte do DNIT. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR) já trabalha no local. Conforme a Diretoria de Trânsito (DITRAN) os postes que receberão os semáforos já foram instalados na semana passada. Técnicos já iniciaram a instalação do cabeamento dos semáforos. A iniciativa adianta os trabalhos por parte da Prefeitura, com isso, assim que o DNIT autorizar instalará os equipamentos e as sinaleiras serão ligadas.

Iniciativa proposta pela Prefeitura

Inicialmente, a Prefeitura procurou o DNIT para articular a necessidade das melhorias. Em abril de 2013, o prefeito de Novo Hamburgo, Luis Lauermann, se reuniu com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) do Estado, Pedro Luzardo, e demais integrantes do órgão federal para discutir as melhorias projetadas para desafogar o trânsito da BR-116. O encontro realizado no Gabinete do Prefeito, tratou do detalhamento das intervenções que estavam previstas no perímetro da rodovia em Novo Hamburgo.

Em seguida, após um acordo, a Administração passou a realizar estudos e levantamentos topográficos para possíveis projeções junto a rótula do bairro Roselândia. Antes das execuções das melhorias, a SESMUR aproveitou os últimos feriados de 2015 para realizar testes promovendo a regra do “Siga Livre” para quem segue na BR-116 no sentido Interior/Capital. A medida colaborou para o fluxo de veículos no local. Diante disso, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) aceitou as propostas de melhorias feitas pela Prefeitura de Novo Hamburgo.

Prefeitura fez levantamento topográfico

No dia 6 de agosto de 2015, teve início do levantamento topográfico realizado pela Prefeitura de Novo Hamburgo para o desenvolvimento do projeto de melhorias no trecho hamburguense da BR-116. Os trabalhos faziam parte do acordo firmado durante um encontro realizado no dia 1º de agosto do mesmo ano, entre Prefeitura e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), no bairro Roselândia. Na oportunidade, a Administração apresentou o compromisso de realizar o levantamento topográfico para a projeção de possíveis alterações.

Teste feito pela Prefeitura foi bem avaliado

Durante os dias 26 e 27 de março, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SESMUR), em conjunto com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), implantaram a operação especial no feriadão de Páscoa na BR-116, na altura da sinaleira do bairro Roselândia. Medida semelhante, foi sugerida e implantada anteriormente pela Prefeitura, como teste, no dia 1º de novembro de 2015, por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Nas duas oportunidades, foi implantado no trecho uma faixa exclusiva permitindo que os condutores que trafegam em direção à capital seguissem livre pelo local. Com isso, os motoristas que precisavam acessar o bairro, deveriam ir até o viaduto e retornar. Após a realização do primeiro teste, em novembro de 2015, técnicos e representantes da SESMUR, PRF e do DNIT estiveram reunidos e avaliaram como positiva a iniciativa. Durante os testes agentes da Guarda Municipal auxiliaram nas travessias de pedestres.