Margarida Botelho abre o palco principal da Feira do Livro

Publicada em 13/10/2016 - Atualizada em 17/10/2024
Margarida Botelho abre o palco principal da Feira do Livro no dia 25 de outubro. - Foto: Divulgação Margarida Botelho

O palco principal da 34ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo sediará diversas atrações especiais nos cinco dias de evento. Abrindo os painéis, na terça-feira, 25 de outubro das 14 horas às 15 horas, o palco receberá a escritora portuguesa Margarida Botelho para um bate-papo. Margarida é licenciada em Arquitetura e Mestre em Design e Sequential Illustration. Desde 2005, publica livros para a infância onde constrói as palavras e as imagens. A artista acredita que há histórias a nascer em cada respiração que é dada no mundo. Suas obras são compostas por palavras que se transformam em imagens e vice-versa.

Margarida acredita no compromisso entre arte, educação e mundo social, por isso, desenvolve experiências educativas com várias comunidades em vários contextos; cria e realiza projetos artísticos educativos em bibliotecas, escolas, centros culturais e sociais, museus, largos e praças públicas. Se tivesse que nomear o que faz diariamente diria: arte-educadora. Desde 2009, trabalha em parceria com várias instituições e ONGs em projetos de intervenção comunitária por meio da arte, em Moçambique, no Brasil, na Índia e em Timor-Leste. A partir destas experiências desenvolveu com o Mário Rainha Campos o projeto ENCONTROS – que rendeu a candidatura ao Prêmio ALMA – Astrid Lindgren Memorial Award 2015, como promotora da leitura – e a coleção de livros POKA POKANI.

Encontros

O projeto ENCONTROS percorreu Moçambique com a apoio do Programa INOV-ARTE da ARTES e da Unesco. “Durante oito meses viajei por Moçambique com uma mochila cheia de livros em branco, que foram pouco a pouco ganhando vida. Desenhei um projeto de literatura comunitária com base na ideia que a experiência de construir um livro (literalmente) com a nossa história de vida fornece-nos mais ferramentas para entendermos quem somos e o mundo que nos rodeia”, explica Margarida. Todos os participantes trabalharam com a escritora diariamente, recebendo um livro em branco, lápis, pincéis e tintas. No final, os livros eram apresentados à comunidade em uma exposição e passavam a pertencer a uma biblioteca comunitária.

Feira do Livro

A 34ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo acontece de 25 a 28 de outubro, das 12 às 22 horas, e dia 29 de outubro, das 14 às 22 horas. O evento será nos Pavilhões da FENAC (Rua Araxá, 505), junto à Mostratec, com entrada e o estacionamento gratuitos.

Galeria da notícia