Maio Amarelo: carreata circula por bairros para conscientização sobre acidentes de trânsito

Dezenas de carros participaram, nesta sexta-feira (16), de uma carreata de conscientização sobre os acidentes de trânsito, na campanha Maio Amarelo. O cortejo, organizado pela Diretoria de Mobilidade Urbana da Secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura (SMOPI) e Guarda Municipal (GM), contou com a participação da iniciativa privada, com a presença da seguradora Auto Forte, Grupo Krause, Doctor Clin, CFC Novocentro e CFC Valderez.
O comboio foi liderado por um caminhão guincho, com um carro danificado após uma colisão e a placa “No trânsito, sua responsabilidade salva muitas vidas”. “Acredito que a carreata cumpriu seu propósito. As pessoas que viram os veículos, entraram em contato com as empresas para buscar mais informações”, comenta o diretor de Mobilidade Urbana, Sandro Salazar.
Os veículos percorreram diversos bairros, saindo da Pista de Eventos José Eli Teles da Silveira, no Pátria Nova, seguindo em direção ao Santo Afonso, Industrial, Liberdade, Rio Branco, Centro, Canudos e Rondônia, retornando para o ponto de partida.
A ação foi importante para ressaltar o valor do cuidado no trânsito. Segundo dados do Observatório da Segurança, entre abril de 2024 e março de 2025 foram registrados 4437 sinistros. Destes, 17 pessoas perderam suas vidas. O Centro e o bairro Canudos somaram 1.379 ocorrências, sendo 783 e 614 casos, respectivamente. A via que registrou mais acidentes foi a Rua Guia Lopes, com 213 casos.
Também estão previstas a distribuição de panfletos informativos, em parceria com escolas da rede municipal, e a realização de uma barreira educativa com agentes da GM na área central da cidade. A data dessas ações será divulgada em breve.