Lomba Grande recebe proteção contra borrachudos

Publicada em 08/12/2016 - Atualizada em 17/10/2024

Nesta época do ano, muitos moradores da zona rural sofrem com a incidência de borrachudos. Por causa disso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), vem realizando o controle biológico do inseto em Lomba Grande. A contenção é feita através da aplicação de um produto com a base da bactéria Bacillus Thuringiensis Israelensis, popularmente conhecido como BTI. No bairro rural, o produto é aplicado em 80 pontos, em nascentes e córregos de arroios e rios, distribuídos em três rotas, para que todas as localidades sejam beneficiadas. Segundo o titular da SDR, Ricardo Ritter, o Ica, a operação procura contemplar a área rural e urbana do bairro. “Alguns arroios cruzam com a parte urbana, então, encontramos mais resíduos nas margens, o que facilita a criação das larvas”, explicou. “Aplicamos o BTI na superfície do fluxo de água em locais estratégicos, o que é suficiente para atingir toda a cobertura”, destacou o secretário.

O BTI é aplicado em três ocasiões diferentes, com 15 dias de intervalo, mais um reforço após 30 dias. As duas primeiras fases já foram concluídas, e a terceira administração está prevista para a segunda semana de dezembro. O produto age apenas na fase larval do inseto, e é um inseticida biológico, que não causa prejuízos ao meio ambiente e à população. É importante destacar que o larvicida é aplicado somente em água corrente, controlando apenas o borrachudo, e não é recomendado para utilização no controle de mosquitos em ambientes com água parada.

Borrachudos

O borrachudo é um pequeno inseto hematófago que costuma picar animais e pessoas durante o dia, principalmente em períodos mais quentes. Os simulídeos se criam quando há matéria orgânica na água, como dejetos de animais ou humanos. O inseto também se beneficia do desmatamento, principalmente de matas ciliares, que contribui para a dispersão e ocasiona o desaparecimento de pássaros predadores. O uso de agrotóxicos também beneficia a proliferação do borrachudo, porque impacta nos predadores, matando aves, peixes e outros insetos.