Levantamento registra 15 focos do mosquito da dengue

Publicada em 27/03/2013 - Atualizada em 17/10/2024
Recipientes com água parada são o principal alvo das equipes que visitam domicílios em Novo Hamburgo - Foto: Paulo Barcelos
A análise das amostras coletadas no Levantamento de Índice Rápido (LIRA) realizado em Novo Hamburgo constatou 15 focos do mosquito Aedes aegypti no Município. Larvas do inseto foram encontradas nos bairros Canudos (Vila das Flores), Primavera, Pátria Nova e Ouro Branco. “Agora vamos fechar o cerco na cidade, com trabalho mais intensificado nestas regiões, mas também com força nos demais pontos da cidade”, enfatiza a coordenadora de Vigilância em Saúde, Solange Shama.

O LIRA foi realizado em parceria entre a Prefeitura com o Projeto de Combate à Dengue da Universidade Feevale. Equipes visitaram 3.250 domicílios de 11 a 19 de março. Foram coletadas 314 amostras. Destas, nove apresentaram larvas do Aedes aegypti na Vila das Flores, quatro no bairro Primavera, uma no Pátria Nova e outra no Ouro Branco. Para Solange, frente ao que cidades próximas, como Porto Alegre, estão enfrentando, o quadro preocupa. “A comunidade precisa reforçar os cuidados com água parada, principalmente com os mais recentes episódios de chuva. Não podemos deixar que o mosquito se prolifere no Município”, disse a coordenadora. Novo Hamburgo jamais teve casos de dengue contraídos na própria cidade.

O trabalho das equipes é permanente, durante todo o ano. Com os dados do LIRA em mãos, a meta é visitar todas as residências e demais imóveis na busca de informar a população e identificar pontos de água parada. A ação envolve, também, a vistoria de 64 armadilhas e 119 pontos estratégicos, como ferros-velhos e borracharias. No início de março de 2013, a Prefeitura capacitou agentes de saúde para ajudar no processo de conscientização junto à comunidade. Denúncias de casos de água parada podem ser feitas pelo telefone 156, pedindo pela Ouvidoria do SUS.

Como evitar a proliferação do mosquito:

- Não deixe ao ar livre lixo ou vasilhas que possam acumular água

- Mantenha calhas, canos e ralos desentupidos

- Trate a água de piscinas com cloro

- Mantenha as garrafas vazias viradas com a boca para baixo

- Troque a água destinada aos animais todos os dias e esfregue as paredes internas dos bebedouros pelo menos uma vez por semana

- Não acumule pneus velhos. Se você guardar, deve furá-los ou mantê-los cobertos

- Tampe caixas d'água, tonéis, barris e latões

- Retire a água parada acumulada nas folhas das plantas

- Coloque areia nos cacos de vidros dos muros

- Mantenha os pratos dos vasos sem água. Escove bem para remover possíveis ovos do mosquito e encha o prato com areia