Lançado o projeto Alma Gaúcha

Publicada em 03/07/2012 - Atualizada em 17/10/2024
Da esquerda para direita, Secretário da SECULT Carlos Mossmann, a escritora Simone Saueressig, a diretora da SECULT, Ariadne Decker, Prefeito Tarcísio Zimmermann, presidente da Associação Tradicionalista Gaúcha (ATNH), Vilmar Oliveira dos Santos, vice-presidente da Fundação Cultural Gaúcha e tesoureiro da ATNH, João Pereira, a representante do Grupo Arte 15, Josiane Costa De Boni, e o representante da Associação dos artistas plásticos Adalberto Barcellos. - Foto: Andressa Lima
Com o objetivo de homenagear o escritor gaúcho Simões Lopes Neto, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Cultura (SECULT), lançou na terça-feira, dia 3 de julho, o projeto Alma Gaúcha: Artistas Pintam Simões Lopes Neto. O evento contou com a presença do prefeito Tarcisio Zimmermann, do secretário e da diretora da SECULT, Carlos Mossmann e Ariadne Decker, respectivamente, representantes da Associação Tradicionalista de Novo Hamburgo (ATNH) e da comunidade artística da região. O evento ocorreu no Espaço Cultural Albano Hartz.

A iniciativa, voltada para artistas visuais, busca interligar a arte com a literatura do escritor pelotense e, assim, disseminar a cultura gaúcha através de diferentes manifestações. “Este ícone da literatura tradicionalista deve ser apreciado de outras formas, por isso, lançamos o projeto procurando atingir o maior número de pessoas possível”, declarou Mossmann.

Para participar do projeto, os artistas devem se inscrever na SECULT, que fica na Rua Engenheiro Ignácio Christiano Plangg, 66, Centro, até o dia 20 de julho. A secretaria disponibilizará telas de 80cm x 80cm para os interessados produzirem suas obras com a temática da iniciativa. Dentre os inscritos, 30 serão selecionados para expor em outubro de 2012, no Espaço Cultural Albano Hartz, durante a 30ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo. “Planejamos, também, que durante a Semana Farroupilha artistas venham ao Parque do Trabalhador e pintem algo relacionado às tradições gaúchas, pois o local pode servir de inspiração”, informa a diretora Ariadne.

Além disso, ao longo do ano de 2013 serão realizadas mostras itinerantes em diversos bairros da cidade e região. As obras devem ser entregues até o dia 2 de outubro, acompanhadas de textos explicativos e de inspiração na obra de Simões Lopes Neto.