Lançado o Programa Crescer de Microcrédito

Publicada em 04/11/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Diretor técnico da Secretaria de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa do Estado (SESAMPE), Ângelo Barcelos, falou que a implantação do programa visa facilitar o acesso dos segmentos ao sistema de crédito convencional. - Foto: Gustavo Henemann
Na tarde de quinta-feira, 3 de novembro, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), lançou o Programa Crescer de Microcrédito. A iniciativa financiada pelo governo federal facilitará o acesso dos micro e pequenos empreendedores do Município ao crédito para investimentos e capital de giro. Cerca de 200 pessoas lotaram o Salão de Atos do 10º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry, na solenidade de lançamento.

O prefeito Tarcísio Zimmermann destacou que o programa facilitará o acesso dos micro e pequenos empreendedores às instituições de crédito. “A implantação deste programa beneficiará diretamente os principais responsáveis pelo desenvolvimento econômico de Novo Hamburgo”, ressaltou. Segundo o diretor técnico da Secretaria de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa do Estado (SESAMPE), Ângelo Barcelos, a implantação do programa ainda facilitará o acesso dos segmentos ao sistema de crédito convencional. “Através dessas novas alternativas, buscamos o desenvolvimento da base produtiva da pirâmide econômica”, afirmou.

O Crescer – Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado - é destinado aos trabalhadores informais, Empreendedores Individuais (EI's), microempresas com faturamento até R$ 120 mil anuais, catadores, economia solidária e artesãos. Ele atua juntamente com as ações do Programa Nacional de Combate a Extrema Miséria do governo federal. A empreendedora individual, Rosângela Ev, 36 anos, compareceu ao evento para assinar o contrato já pré-formalizado antes da apresentação do programa. “Poderei fazer investimentos para adquirir novas mercadorias e reforçar o estoque na minha loja de confecções”, falou.

Em Novo Hamburgo, os empreendedores poderão optar pelo financiamento de crédito do Banrisul ou do Banco do Brasil. A taxa de juros é fixa de 0,64% ao mês, ou 8% ao ano, com limites de crédito estabelecido em R$ 15 mil, com prazo de pagamento em 24 meses para pessoa física, ou em 36 meses para pessoa jurídica. Outro benefício é que o programa oferece carência de 59 dias. Os empreendimentos serão assistidos por agentes de crédito do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), que realizarão visitas e entrevistas, para que os empreendedores saibam utilizar corretamente o valor do crédito.

Um novo encontro para apresentação detalhada do Programa Crescer de Microcrédito será realizado. A data será definida na próxima semana. Já existe uma lista de espera com mais de 50 pessoas, que não puderam comparecer no lançamento oficial, interessadas na iniciativa. Mais informações sobre o programa pelo telefone (51) 3594-9940.