Lançada campanha para melhorar estrutura do Hospital

Publicada em 13/06/2012 - Atualizada em 17/10/2024
Material de divulgação será distribuído nas Unidades de Saúde, Lotéricas, bancos e centrais de atendimento da Comusa - Foto: Ronan Dannenberg
Solidariedade para resgatar uma estrutura que completou 65 anos. Com este enfoque, foi lançada na manhã de quarta-feira, dia 13 de junho, a Corrente da Solidariedade, iniciativa que busca arrecadar recursos para investir na reforma e atualização do antigo prédio do Hospital Municipal de Novo Hamburgo. O evento ocorreu na casa de saúde, reunindo parceiros de órgãos públicos e privados, imprensa, comunidade e autoridades. A campanha é uma iniciativa de um Comitê Gestor formado por diferentes entidades, orientado pelo gabinete da vice-prefeita Lorena Mayer, que também é coordenadora geral do grupo. Com uma corrente em benefício ao único hospital da região que atende 100% SUS, a sociedade poderá contribuir de forma espontânea, por meio de doações via conta de água da Comusa (pelo valor e tempo que desejar) e também com depósitos bancários. O Comitê Gestor vai definir o uso dos valores arrecadados, fiscalizar e prestar contas, conforme Lei Municipal 2.731 de 2011.

De acordo com Lorena, é importante que todos recebam a iniciativa de braços abertos. “Precisamos, a partir de agora, lembrar sempre da existência dessa iniciativa, que é uma causa nobre e vai trazer alívio aos cidadãos e trabalhadores da área da saúde de nossa cidade”, apontou. Durante a apresentação, o prefeito Tarcísio Zimmermann fez o gesto simbólico de primeira doação, colocando um dos cupons que serão distribuídos por toda a cidade dentro de uma das urnas de arrecadação. “As melhorias na saúde precisam ser um processo permanente. Precisamos agora proporcionar à nossa sociedade um momento de solidariedade e compartilhamento, completando um planejamento que pensa a curto, médio e longo prazo para qualificar e proporcionar uma saúde com atendimento e trabalho de qualidade”, ressaltou Tarcísio.

Reforma total do prédio deve custar R$ 5 milhões

Para a recuperação total do prédio antigo do Hospital Municipal, que possui uma área de 6.310 metros quadrados, estima-se que sejam necessários investimentos na ordem de R$ 5 milhões. Além da campanha, a Prefeitura articula junto aos governos Federal e Estadual recursos para a renovação da estrutura e um segundo anexo. Com todos esses encaminhamentos concluídos, mais o Anexo 1, inaugurado no dia 30 de maio, o Hospital Municipal de Novo Hamburgo ficará totalmente renovado. Para o representante da sociedade civil do Comitê Gestor da campanha, Lindomar Getúlio da Veiga, todo esse esforço dará condições para que o hospital seja uma referência. “Hoje somos reconhecidos como polo calçadista, mas em breve poderemos também ser reconhecidos na área da medicina”, apontou. Ao final do lançamento, os participantes realizaram um abraço coletivo, simbolizando o início da qualificação do hospital e da Corrente da Solidariedade, que tem como slogan “Quando um ajuda o outro, todos ganham”.

Como contribuir

A comunidade poderá participar desta corrente através da conta de água da Comusa ou de autorização de débito em conta no Banco do Brasil, Banrisul e lotéricas ou Caixa Econômica Federal. Os titulares da conta da Comusa receberão em casa, junto com a fatura de água, um folheto explicativo, com uma parte destacável, para o preenchimento, assinatura e depósito em uma urna identificada da Corrente da Solidariedade. Para facilitar ainda mais o acesso à autorização do débito na conta da Comusa ou do boleto de débito em conta, o site www.correntedasolidariedade.novohamburgo.rs.gov.br disponibiliza as autorizações para serem acessadas e impressas.

As urnas e os cupons são encontrados nas Centrais de Atendimento da Comusa (Centro e Canudos), nas Unidades de Saúde, na UPA Canudos, nas Agências dos Bancos Públicos de Novo Hamburgo (Caixa Federal, Banco do Brasil e Banrisul) e nas lotéricas. Todos os pontos de coleta podem ser encontrados no site da campanha. Apenas o titular da conta pode autorizar as doações.

Em toda a campanha, as dúvidas serão esclarecidas pelo fone 0800 6000 115 da Comusa.

Quem quiser contribuir e não for usuário ou titular da Comusa, poderá fazer depósito nas seguintes contas:

Caixa Econômica Federal (104) Ag.: 0490 C/C 006.00000120-6

Banco do Brasil (001) Ag.: 0314-x C/C 25512-2

Banrisul (041) Ag.: 0290 C/C 04.072105.1-8