Jovens dedicam o tempo das férias para fazer ações sociais
Missão Calebe 2018 atua em territórios de Novo Hamburgo e conta com o apoio da SDS

Durante as férias de verão, jovens de Novo Hamburgo têm realizado ações que beneficiam a população por diversos bairros da cidade. Eles fazem parte da Missão Calebe 2018, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que realiza uma série de atividades criadas para impactar de maneira positiva o Município. Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), o projeto planeja tarefas e desafios que vão ao encontro de necessidades identificadas em cada território.
O secretário de Desenvolvimento Social (SDS), Roberto Daniel Bota, diz que é gratificante acompanhar o empenho e a dedicação desse grupo formado por verdadeiros missionários de obras solidárias. “Os jovens participantes da Missão são das diversas comunidades hamburguenses e atendem bairros como Canudos, Guarani, Santo Afonso e Roselândia”, observa o secretário. “Eles deixam o ócio das férias de lado para contribuir com o bem comum.”
Parte da mobilização em Novo Hamburgo teve como ponto de partida o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Santo Afonso. “Na Fábrica da Cidadania, a turma de evangelistas contribuiu na triagem das doações de roupas e calçados”, pontua o titular da SDS. “Já a Unidade de Referência de Assistência Social (URAS) Bem Viver, junto ao Centro Social Urbano do bairro Guarani, e a URAS Roselândia passaram por uma revitalização de seus espaços.”
Aparo de grama e capina nos pátios dos núcleos de assistência e pintura de paredes internas das construções fizeram parte das ações. No domingo, os Calebes estiveram na Vila Iguaçu, em Canudos, para oferecer cortes de cabelo de graça aos moradores, além de orientações sobre prevenção de doenças e apresentação da banda do Clube de Desbravadores Canis Majoris.
Desafio dado, desafio aceito
O Projeto Missão Calebe é um programa voluntário, de serviço social e testemunho, que se destina a mobilizar milhares de jovens em toda a América do Sul. Os participantes são desafiados a dedicar parte de suas férias para a prática do evangelismo de maneira concreta, ou seja, fortalecendo vínculos de união e o senso de coletividade. E uma curiosidade final: a palavra calebe tem origem hebraica e significa cão, carregando o sentido de lealdade de uma forma mais ampla.