Jovens agora tem sua própria cartilha em Novo Hamburgo

Publicada em 24/04/2015 - Atualizada em 17/10/2024
A cartilha contém informações de politicas públicas para a comunidade jovem de Novo Hamburgo - Foto: Vanessa Monni
Foi com clima de descontração e diversas atividades culturais que a Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude (CPJuventude), lançou a Cartilha da Juventude de Novo Hamburgo. O material foi confeccionado em parceria com todas as secretarias do Executivo hamburguense e distribuída pela primeira vez na sexta-feira, 24 de abril, na Praça da Juventude, no bairro Santo Afonso. O evento reuniu escolas de diversos bairros e fez parte das comemorações dos 88 anos de emancipação politica de Novo Hamburgo.

Novo Hamburgo conta com uma população de mais de 60 mil jovens que compreende as idades de 15 a 29 anos. “Por isso, a cartilha serve como um instrumento de cidadania”, aponta o titular da CPJuventude, Jean Andrade. “Sabemos da importância dos jovens no crescimento do Município. É mais um processo da valorização e da qualidade de vida dos jovens”, complementou o prefeito Lauermann.

Essa é a primeira edição do material, que conta com uma linguagem simples e em formato de guia dividido em 14 eixos, trazendo descrições dos principais serviços e espaços de atendimentos tais como Legislação, Educação, Esporte, Cultura, Saúde entre outros serviços disponíveis aos jovens hamburguenses. Ao que tudo indica, o material foi aprovado, como relata a estudante do 3° ano da Escola Estadual 25 de Julho, Diovana dos Santos, 17 anos. “O que eu mais gostei foi a parte da saúde”, conta a estudante. Já para a aluna da Escola Maurício Sirotsky Sobrinho, Aline da Silva, 17, a cartilha serve como um documento de cidadania. “É uma iniciativa muito interessante, agora eu sei dos meus direitos e deveres”, aponta. Todas as escolas da rede municipal e estadual receberão o material.