Janeiro Branco é tema de ações da Secretaria Municipal de Saúde

Janeiro Branco é tema de ações da Secretaria Municipal de Saúde

Linha de apoio
Atividades serão oferecidas no sábado, 25 de janeiro, em quatro USFs para chamar a atenção para o debate sobre Saúde Mental e Felicidade
Publicado em 22/01/2020 - Editado em 27/01/2020
Crédito
Arte/PMNH

Para muitas pessoas, janeiro é o mês de começar a colocar em prática novas propostas, estabelecer metas para o restante do ano e promover mudanças significativas. Isso vale também quando o assunto é Saúde Mental e Felicidade, a base para que se possa levar adiante toda meta traçada. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Grupo Solução em Gestão, apoia e estimula a campanha Janeiro Branco com ações em quatro Unidades de Saúde da Família (USFs - Palmeira, Mundo Novo, Petrópolis e Operário. A ideia é que haja um intenso debate seguido de reflexão e planejamento de ações em prol da Saúde Mental e da Felicidade ao longo de todos os meses do ano. As atividades ocorrerão no próximo sábado, 25 de janeiro.

“O tema Saúde Mental deve fazer parte da vida das pessoas, precisa de atenção tanto quanto as outras áreas da saúde física. É preciso entender que isso faz parte da busca pela felicidade, o que verdadeiramente nos move em busca do equilíbrio”, afirma o secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano.

Assim, além de fazer de janeiro o marco estratégico temporal da campanha e chamar a atenção para o debate e reflexão, a ação tem mais três objetivos: aproveitar o início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito de suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para serem verdadeiramente felizes; chamar a atenção das pessoas para pensarem a respeito do que precisam mudar em suas vidas para serem, realmente, felizes, e mostrar às pessoas que sempre é possível o fechamento e a abertura de novos ciclos em busca da Felicidade em suas vidas - afinal, ano novo, vida nova, mente nova!

Confira abaixo a programação de cada uma das USFs que farão parte do Janeiro Branco:

USF Palmeira
Horário: 9h às 16h
Atrações:
- Educador Físico com atividades leves na prática da educação física
- Universo criativo com atividades de capoeira
- Roda de conversa com psicóloga - temas livres, e pedagoga especialista em atendimento educacional especializado com o tema Inclusão Social e Educacional
- Manicures
- Oficinas
- Artesanato e desenho
- Teste rápido
- Troca de livros

USF Mundo Novo
Horário: 9h às 16h
Atrações:
- Oficina de pulseiras (às 9h e às 14h)
- Aula de ritmos (manhã)
- Consultoria Mary Kay para cuidados de beleza
- Testes rápidos (dia todo conforme disponibilidade)
- Design de sobrancelhas e massoterapia (9h às 12h)
- Apresentação de dança do ventre (14h)

USF Operário
Horário: 9h às 16h
Atrações:
- Roda de conversa com a Dra. Pauline Simas sobre Transtorno Bipolar
- Conto de Histórias Infantis
- Embelezamento Feminino
- Oficina de Acessórios Femininos
- Teste Rápido

USF Petrópolis
Horário: 9h às 16h
Atrações:
- Escuta de enfermagem
- Auriculoterapia
- Teste rápido
- Momento de Alongamento
- Oficina de Fuxico
- Maquiagem
- Oficina de Tranças
- Manicure
- Corte de Cabelo