Isadora espera orgulhar os pais em sua formatura

Publicado em 16/09/2019 - Editado em 15/10/2024 - 10:35
Rosto da jovem Isadora, que é morena de cabelos cumpridos
Isadora Freitas, de 19 anos, viu na oficina promovida pela Prefeitura a oportunidade de um futuro profissional
Crédito
Betina Ludwig

“Não consigo emprego porque não tenho experiência. Não tenho experiência porque ninguém me dá um emprego.” O dilema é de milhares de jovens que tentam entrar no mercado de trabalho, mas não conseguem uma chance de aprender. E foi assim que a jovem Isadora Freitas, de 19 anos, decidiu, há dois anos, que o caminho seria o curso de Aprendizagem Comercial que encaminha ao primeiro emprego. “Fiquei esperando uma oportunidade e quando vi que a Prefeitura estava oferecendo essa oficina gratuita na Associação do Bem Estar da Criança e do Adolescente (Asbem), não pensei duas vezes. Decidi que era a minha chance”, conta ela, que agora aguarda ansiosa pela formatura no dia 24 de setembro.

Mas não foi só na questão profissional que Isadora mudou. “Aprendi a ser uma pessoa melhor com meus amigos e minha família. Me portar melhor perante os outros. Trabalham em equipe e sonhar com um futuro promissor.” A jovem, que participou da última Feirarte com o trabalho "Prefeitura, Asbem e BID: união que deu certo", no mês passado, diz que agora se prepara para a formatura e para buscar a efetivação na empresa em que está trabalhando. “O dia da formatura será o dia que darei muito orgulho aos meus pais. Será o dia que firmarei meu compromisso com o futuro”, finalizou.

A oficina de Aprendizagem Comercial integra o componente de Prevenção à Violência do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI) e tem o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).