Intervenção pública lembra o Dia Internacional Contra o Trabalho Infantil

Publicada em 10/06/2016 - Atualizada em 17/10/2024
Exposição de trabalhos feitos nos CRAS e URAS estavam entre as atrações. - Foto: Jorge Boruszewsky

Para lembrar a data de 12 de junho, marcada por ser o Dia Internacional Contra o Trabalho Infantil, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio do Programa de Erradicação de Trabalho Infantil (PETI), vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), promoveu na sexta-feira, 10 de junho, em frente ao Espaço Cultural Albano Hartz, no Calçadão Oswaldo Cruz, diversas atividades referentes ao tema. Exposição de trabalhos feitos nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e Unidade de Assistência Social (URAS), cama elástica e pintura de rosto estavam entre as atrações. Para o secretário da SDS, Hélio Pacheco, o objetivo de se fazer esse tipo de evento ao ar livre, em um local movimentado, é trazer o público que não discute esse assunto para dentro do debate. “Em 2015, 62 crianças e adolescentes foram atendidos pelo PETI, aqui no nosso Município. Precisamos mudar a mentalidade das pessoas, que ainda não cessaram o trabalho infantil, e isso só conseguiremos a partir do consentimento de todos”, aponta Pacheco.

De acordo com a educadora social e técnica de referência do PETI, Luciana Quariato, o objetivo de se fazer rodas de conversa nas URAS e CRAS foram propostas para conscientizar os usuários. “Trabalhamos, principalmente com os mais jovens, sobre esse tema. De acordo com o último Censo, do ano de 2010, Novo Hamburgo possuía 1579 crianças em situação de trabalho infantil. Claro, os participantes do Programa Jovem Aprendiz foram inclusos, mas mesmo não podendo mensurar esse número, continuamos trabalhando para que ele diminua o máximo possível”, explica Luciana.

Para que crianças, como o usuário do CRAS Kephas, Ricardo Elisandro da Rosa, de 13 anos, não precisem trabalhar, a Prefeitura oferece atividades de contraturno escolar, além de encaminhamentos para cursos profissionalizantes. “Eu e meus irmãos frequentamos o CRAS há cinco anos e lá pude aprender e fazer muitas amizades”, comenta Ricardo.

Como denunciar

Caso você testemunhe ou saiba de alguma criança que está em uma situação de trabalho irregular, basta fazer a denúncia pelo disque 100. Ainda há a opção de entrar em contato com o Conselho Tutelar de Novo Hamburgo, pelo 3524 4315, ou no plantão 9701-8406. O Conselho Tutelar está localizado na Rua Domingos de Almeida, 127, Centro.

Galeria da notícia