Inovação e tecnologia debatidas entre Prefeitura e Estado
Conforme Tarcísio, o encontro político foi muito importante para trabalhar futuras articulações, trocas de experiências e projetos para Novo Hamburgo. “O secretário se apresentou como cidadão de Novo Hamburgo e manifestou o desejo de estabelecer uma relação de cooperação da secretaria com o governo municipal”, descreve. Três aspectos principais foram abordados no encontro: o programa Um Computador por Aluno (UCA), que está sendo desenvolvido no Município, a implantação da Hamburgtech em Hamburgo Velho e um novo condomínio de desenvolvimento de empresas com alto perfil criativo e tecnológico.
Hamburgtech
Tarcísio, após o encontro com Prodanov, destacou que ainda no mês de fevereiro a Hamburgtech poderá ter uma sede, no bairro Hamburgo Velho. “Pretendemos iniciar o repasse para locação de um espaço para a Hamburgtech ainda em fevereiro”, cita. A Hamburgtech seria uma espécie de espaço para instalação de um condomínio de empresas de alto perfil tecnológico, como por exemplo desenvolvedores de softwares, jogos digitais, desenvolvimento de moda e outras com perfil criativo, que seria administrado pela Valetec.
Conforme o prefeito, há ainda um debate sobre a construção em Novo Hamburgo de um centro aberto voltado a educação, desenvolvimento tecnológico e pesquisa. “Seria uma parceria com o projeto do Boulevard Germânia, um espaço físico que permitisse a instalação de empresas, espaços de pesquisa e uma espécie de incubadora, aproveitando a potência que temos na cidade”, afirmou.