Iniciam cursos de capacitação turística no Município

Publicada em 07/10/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Aula inaugural dos cursos de capacitação turística visando a Copa de 2014 ocorreu no auditório do 10º andar da Prefeitura. - Foto: Ronan Dannenberg
Para aprimorar o atendimento e a hospitalidade tendo em vista a Copa do Mundo Fifa em 2014, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), está oferecendo cursos de capacitação turística. Na noite de quinta-feira, 6 de outubro, ocorreu no auditório do 10º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry (Rua Guia Lopes, 4201, Canudos), a aula inaugural dos cursos. São oferecidas qualificações em três áreas: recepcionista geral, organizador de eventos (ambos já estão com lista de espera) e recepcionista de hotel. Os interessados podem fazer as inscrições diretamente no Receptivo Turístico (Rua Lima e Silva, 333, Praça do Imigrante, Centro), pelo telefone 3527-1692 ou pelo e-mail turismo@novohamburgo.rs.gov.br.

O prefeito Tarcísio Zimmermann aproveitou a aula inaugural para falar do bom momento e da retomada do crescimento econômico e da geração de novos empregos. “É muito importante ver essa quantidade de pessoas interessadas em se qualificar, usando o turno da noite mesmo após um dia inteiro de trabalho. Esse esforço vai corresponder logo a frente, quando novas oportunidades surgirem”, ressaltou. Segundo o secretário da SEDETUR, Carlos Finck, a Administração está investindo muito na qualificação da mão de obra dos hamburguenses, oferecendo cursos gratuitos, com o apoio de diversos parceiros. “Além disso, estamos investindo muito na infraestrutura da cidade, para que essa capacitação dos trabalhadores também tenha espaço no desenvolvimento do Município”, destacou.

Para evidenciar os novos cursos oferecidos, a solenidade contou com a presença do assessor técnico da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Alexandre Camargo. Ele afirmou que a população está ciente da importância da qualificação profissional para se inserir no mercado de trabalho. “Vamos fazer o máximo de esforço para garantir o maior número de empregabilidade possível daqueles que farão os cursos”, argumentou. Os cursos têm carga horária de 200 horas. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 18 às 22 horas, e seguem até a segunda semana de dezembro. As capacitações acontecem nas escolas EMEF Senador Salgado Filho, Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini e EMEF Elvira Brandi Grin.