Informática sem idade em Novo Hamburgo

.
Publicada em 15/10/2013 - Atualizada em 17/02/2025
Idosos participam do curso de informática básica no telecentro do Espaço Cultural Albano Hartz. - Foto: Marcella Trindade

As aulas da oficina A Hora do Idoso, promovida pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID), contam com uma participação especial. Dentre os 80 idosos que participam das aulas de informática básica no Telecentro do Espaço Cultural Albano Hartz, Livas Augusta Silva Kern, é a aluna mais velha.

 

Com seus 93 anos e um sorriso no rosto, Livas explica que a iniciativa de fazer o curso ocorreu após a perda de seu marido, há um ano. “Ele me ensinou o que é felicidade e a sempre seguir em frente. Aqui, ocupo minha cabeça. A tristeza e a saudade não me deixam parar. E o mais importante de tudo, sigo estudando e aprendendo”, relata Livas.

Além disso, a aluna conta que durante toda a sua vida nunca parou de estudar. “Atuei como professora por 30 anos no magistério. Logo depois, comecei a lecionar piano por mais 25 anos. Me formei no colégio com 16 anos, e desde então, nunca parei de aprender. Ainda quero participar da alfabetização dos meus bisnetos, para que possa ensiná-los, da mesma maneira que meus pais me ensinaram”, conta.

Segundo o diretor de Inclusão Digital da SETID, Guilherme Zimmermann, as oficinas promovidas pelos telecentros do Município são um grande incentivo para a comunidade. "Através desta oficina convidamos todos à aprenderem, questionarem, explorarem e descobrirem as inúmeras possibilidades que a Inclusão Digital proporciona, assumindo sua identidade como cidadãos do mundo e interagindo com ele", ressalta Guilherme.

A Hora do Idoso

A edição atual da oficina A Hora do Idoso iniciou no dia 26 de agosto. O projeto contempla pessoas na melhor idade (com mais de 50 anos) com aulas de informática básica. A iniciativa é da Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID). Ao todo 80 idosos, divididos em quatro turmas, participam de aulas presenciais uma vez por semana (todas as quartas-feiras), das 9 às 11 horas. As atividades acontecem no telecentro do Espaço Cultural Albano Hartz (Calçadão Osvaldo Cruz, 112, Centro).