Idosas e adolescentes preparam juntos pães de ora-pro-nóbis

Idosas e adolescentes preparam juntos pães de ora-pro-nóbis

Linha de apoio
Atividade intergeracional foi uma iniciativa do Grupo de Jardinagem do CRAS Santo Afonso com o apoio da Ação Encontro da Abefi
Publicado em 05/06/2019 - Editado em 06/06/2019
Também não faltaram a criatividade na modelagem da massa nos mais variados formatos e a conversa ao redor da mesa na hora de pegar e saborear os seus pães quentinhos
Crédito
Karina Moraes

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Santo Afonso, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), com apoio da Associação Beneficente Evangélica Floresta Imperial (Abefi), realizou há poucos dias uma atividade intergeracional na padaria comunitária da Ação Encontro (Rua Vera Cruz, 103, bairro Santo Afonso). Equipado para panificação, o ambiente da unidade Abefi naquela tarde recebeu adolescentes que frequentam a organização da sociedade civil e senhoras que acessam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do território. A capacitação foi organizada pelo Grupo de Jardinagem do CRAS Santo Afonso.

Na oficina culinária foi ensinado o passo a passo do pão de ora-pro-nóbis, que é uma das Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANCs) mais indicadas como fonte vegetal de proteínas. Com alto valor nutricional, a Pereskia aculeata – o seu nome científico – rende uma deliciosa receita para o café da manhã ou lanche da tarde que agrada a todos os paladares. “O pão tem uma textura crocante por fora e a massa é macia”, observa a psicóloga Eduarda Coelho Torres, da Secretaria de Desenvolvimento Social, que supervisionou o acolhimento e realizou a roda de conversa durante o preparo culinário, com o objetivo de romper isolamentos e incentivar a sociabilização.

Para quem ficou interessado em como preparar o pão de ora-pro-nóbis, confira a seguir a receita testada pelo Grupo de Jardinagem do CRAS Santo Afonso. Vale a pena se testar como padeiro para surpreender a família, fazendo da cozinha uma área de lazer e interação.

Pão de ora-pro-nóbis
(Rende 3 unidades médias)

Ingredientes
1kg de farinha de trigo
20 folhas de ora-pro-nóbis
1 colher (sopa) rasa de sal
2 colheres (sopa) de óleo ou banha
½ xícara (chá) de açúcar
1 pacote de fermento biológico (10g)
água morna o suficiente para conseguir a consistência mole, mas ainda firme, da massa

Modo de preparo
Bata no liquidificador as folhas de ora-pro-nóbis com o óleo, o sal, o açúcar e um pouco de água morna até obter uma consistência cremosa. Reserve.
À parte, em uma bacia, misture bem a farinha com o fermento. E despeje o conteúdo líquido do copo do liquidificador dentro da bacia e amasse – se precisar, adicione um pouco mais de água morna para facilitar o trabalho.
A massa deve ficar mole e firme.
Coloque em formas untadas ou modele para distribuir em um tabuleiro e deixe descansar e crescer por aproximadamente 40 minutos em local sem umidade e correntes de ar, como dentro do forno.
Em seguida, asse em forno preaquecido médio (de 180 a 200ºC) de 45 a 60 minutos, conforme o aparelho e o tamanho do pão.

 

Galeria da notícia