Hamburgtech será em Hamburgo Velho

Publicada em 25/04/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Prédio que abrigará a Hamburgtech fica no bairro Hamburgo Velho - Foto: Ronan Dannenberg
A nova instituição de apoio ao desenvolvimento tecnológico de Novo Hamburgo, a Hamburgtech, já tem local para ser instalada. Toda a estrutura será montada em um prédio situado na Avenida Victor Hugo Kunz, 1.743, no bairro Hamburgo Velho. O espaço conta com 900 metros quadrados, incluindo 19 salas dispostas em três andares, estacionamento coberto e pátio. O condomínio empresarial deve receber 15 entidades que serão selecionadas por meio de edital público.

Antes da instalação das empresas, serão realizados os últimos reparos no imóvel, como pintura, sistemas de climatização, telefonia e internet. “As empresas contarão com um prédio qualificado e com toda a estrutura necessária para a elaboração do trabalho na área de tecnologia da informação e indústria criativa”, afirmou o prefeito Tarcísio Zimmermann em recente visita à futura sede da Hamburgtech. Ele foi acompanhado de lideranças que participaram do processo de implantação do parque tecnológico. No primeiro ano, o aluguel mensal do prédio será de R$ 5,5 mil.

O parque tecnológico é fruto de um convênio entre a Prefeitura de Novo Hamburgo e a Associação de Desenvolvimento Tecnológico do Vale (Valetec), com participação do Governo do Estado, Universidade Feevale e demais entidades. Na Hamburgtech, serão investidos R$ 4 milhões, com recursos oriundos do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Governo do Estado (por meio do Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos – PGTEC) e da Prefeitura.

Além de avanços nas áreas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, o investimento prevê benefícios em outros setores, entre eles urbanismo, cultura e turismo, principalmente no bairro Hamburgo Velho. O objetivo é usar a criatividade das empresas que se instalarão no parque tecnológico para esses avanços.