Guarda Municipal recebe qualificação com instrutores formados na SWAT
A quarta-feira, 16 de novembro, foi intensa para os novos agentes da Guarda Municipal. Isso porque uma formação especial envolveu conhecimentos adquiridos na SWAT. Instrutores dos cursos de Formação de Entrada em Ambientes Confinados e Fundamentos de Movimentação Tática, possuem treinamento da Special Weapons And Tactics, ou Armas e Táticas Especiais, na tradução do inglês. Os inspetores, Márcio Kozenko e Anderson Bandeira, junto da delegada regional Ana Luiza Taronco, realizaram treinamento de Operadores da SWAT e Atiradores de Precisão, nos anos de 2014 e 2015, em South Lake City, nos Estados Unidos e em 2016 chegaram a ministrar aulas na própria instituição norte-americana. “Com os nossos guardas recebendo formação, com professores desse gabarito, poderemos auxiliar de maneira mais efetiva as policias civis e militares”, destaca o titular da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), Filipe Nunes Ferreira. O curso está ocorrendo nas dependências da Sede da Guarda Municipal e encerra ao meio-dia de quinta-feira, dia 17.
De acordo com o inspetor Kozenko, os agentes aprenderão como manter uma postura tática e agressiva, valorizando a eficiência no emprego do armamento. “Queremos maximizar todas as investidas dos guardas, quando estes forem exigidos. Além disso, procuramos ensinar a maneira mais segura de se portar nas situações de ambientes fechados, sempre valorizando a integridade física do agente e posteriormente dos demais envolvidos na ação”, explica o formador, que também é inspetor na Delegacia Regional de Livramento.
A formação faz parte dos inúmeros cursos que os novos agentes, que realizaram o concurso para Guarda Municipal iniciaram. Ao todo eles passarão por 600 horas de aulas e conteúdos. Um desses novos guardas é Anderson Bertotti. “As policias municipais são o futuro das cidades, por isso necessitamos dos mais diversos conteúdos, e recebê-los de pessoas experientes, com certeza faz toda a diferença”, comentou Bertotti.