Guarda Municipal mais preparada para defender a comunidade

Publicada em 31/08/2016 - Atualizada em 17/10/2024
As agentes da Guarda Municipal aprenderam a manusear pistola de choque (Spark). - Foto: Jorge Boruszewsky

Para auxiliar no zelo da comunidade escolar e demais anseios da população, na quarta-feira, 31 de agosto, 10 Guardas Municipais participaram do curso de Operador de Tecnologia Não Letal. A turma, formada por oito mulheres, aprendeu a manusear pistola de choque (Spark) e espargidores (Spray de pimenta). De acordo com o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Filipe Nunes Ferreira, a Guarda Municipal segue as resoluções da ONU, e por isso, todo o agente deve ter consigo pelo menos duas armas não letais. “A maioria dos profissionais que recebe essa formação é designado para trabalhar na segurança das escolas”, destaca o titular da SESMUR.

Segundo a diretora da Guarda Municipal, Loreni Maria Rosa Pereira, o Departamento de Escola (DESC), notou que nem todos os GMs possuíam habilitação para utilizar armas de fogo, por isso, as armas não letais são importantes, para manter a integridade dos agentes, não os expondo a perigos. “Dos quase 200 Guardas, 80 já tem essa capacitação, e a ideia é fazermos cada vez mais esse tipo de atividade”, explica a diretora.

O instrutor Emanuel dos Santos formou-se na primeira turma de Armas Não Letais, em 2013, e desde então, procura estar permanentemente se atualizando em relação ao tema. “Procurei aprender mais sobre esse assunto por um interesse pessoal, tornando-me o único Guarda habilitado para ministrar esse curso. Aprendemos aqui a usar em últimos casos os recursos, mas quando for necessário, precisamos estar preparados”, comenta o instrutor.

Rosalete Machado da Silva, que há 24 anos serve a Guarda Municipal, está fazendo pela segunda vez o curso. “Acredito que é sempre bom me requalificar para poder desempenhar melhor o meu trabalho”, observa.

Galeria da notícia